top of page

Suspensa das quadras, campeã olímpica Tandara anuncia aposentadoria do vôlei

  • Foto do escritor: MDD Sports
    MDD Sports
  • há 15 minutos
  • 2 min de leitura

Além do ouro olímpico, ela conquistou o bronze no Mundial de 2014, mas estava suspensa até julho de 2027 por descumprir pena imposta pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Foto: REUTERS/Carlos Garcia
Foto: REUTERS/Carlos Garcia

Campeã olímpica em Londres 2012, Tandara Caixeta anunciou na noite desta segunda-feira (2) a aposentadoria do vôlei. O anúncio da brasiliense de 37 anos acontece em meio ao cumprimento de um terceiro afastamento das quadras, causado pela condenação por doping pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem.

A ex-jogadora publicou uma foto nas redes sociais de um dos inúmeros momentos em que defendeu a camisa da seleção brasileira. Na legenda, ela relata o amor pela modalidade, o orgulho em representar o Brasil, além de fazer um balanço dos anos como oposta, citando momentos de aprendizagem e agradecendo treinadores e companheiras de time.


- Após anos dedicados a esta linda e apaixonante modalidade, chegou o momento de me despedir das quadras que me viram crescer, lutar e conquistar. [...] Foram anos de muito trabalho, suor, emoções e, principalmente, amizades que levarei para toda a vida. Cada vitória foi um reflexo do esforço coletivo, cada derrota, uma lição aprendida.

Sobre o futuro profissional, Tandara não deu detalhes, mas afirmou estar "ansiosa por novos desafios e pela oportunidade de continuar contribuindo para o esporte, agora de uma forma diferente".


Além do ouro olímpico, ela conquistou com a seleção o bronze no Mundial de 2014, três títulos de Grand Prix, um de Copa dos Campeões e um de Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara 2011. Na Superliga, defendeu equipes como Osasco, Sesc-Flamengo e Minas.


Suspensão


Tandara está suspensa até 6 de julho de 2027. O terceiro gancho das quadras aconteceu por descumprir pena imposta pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Esta punição está ligada à presença da então jogadora no Campeonato Brasileiro de Master, em maio de 2024. Ela chegou a vencer o torneio, mas naquela data cumpria suspensão de quatro anos, pena máxima do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem imposta por condenção por doping, pelo uso de ostarina.

O primeiro impedimento relacionado ao caso ocorreu de maneira preventiva ainda nas Olimpíadas de Tóquio, o que impediu a participação na campanha que rendeu a prata à equipe comandada por José Roberto Guimarães. De acordo com a ABCD, a coleta que revelou a presença da substância foi realizada antes do embarque para os Jogos Olímpicos, em 7 de julho de 2021, no Rio de Janeiro. A ostarina integra uma classe de anabolizantes e atua na modulação do metabolismo, o que pode contribuir no ganho de massa muscular.

Tandara alegou contaminação cruzada e chegou a processar duas farmácias. O argumento, porém, não foi validado por uma série de informações contraditórias.



Acompanhe tudo ao vivo e fique por dentro do mundo esportivo:

Instagram: @mdd_sports

Facebook: MDD Sports

YouTube: MDD Sports

Site oficial: www.mddsports.com.br


Parceiros que fazem acontecer:


@toppet.tp

@mddartsvisual

@assecassessoriaeconomica&contábil

@loja_ebrasil

@2irmaosorquideas

@oficinadoorquidario

@jftimports

@oficial_jr.oliveira

@edinhorafful

@noticiasdoesporteoficial

@tvcidadelimeira


 Notícia, Informação, Credibilidade



Comentários


logo mdd sports novo.png


Rua Três Bandeirantes, 8 - sala 7,  Centro São Sebastião - SP

MDDSports - 2016 - 2022 - Desenvolvido por Victor Lanzilote

bottom of page