top of page

"Quadrado mágico" do Flamengo reaparece em 2025 e ainda busca maior sequência

  • Foto do escritor: MDD Sports
    MDD Sports
  • 11 de mar.
  • 2 min de leitura

"Quadrado mágico" do Flamengo reaparece em 2025 e ainda busca maior sequência


Titular contra o Vasco, meio de campo formado por Pulgar, De la Cruz, Arrascaeta e Gerson jogou só 21% dos jogos em 2024; quarteto está à disposição contra o Fluminense


A vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, no último sábado, no Maracanã, valeu a classificação do Flamengo para a final do Campeonato Carioca e também permitiu aos torcedores matarem a saudade do "quadrado mágico" rubro-negro. O meio de campo formado por Pulgar, De la Cruz, Arrascaeta e Gerson encheu a torcida de esperança em 2024, mas até agora ficou mais na expectativa do que na realidade.


Com o quarteto em campo, os números não foram ruins na temporada passada: o time marcou 13 gols (um a cada 65,2 minutos) e sofreu apenas três. O obstáculo foi a falta de sequência: os atletas foram utilizados ao mesmo tempo só em 16 das 75 partidas que o Flamengo disputou (21,3%).


O problema no rim de Gerson no primeiro semestre, o calendário brasileiro sem parar durante a Copa América, os problemas físicos de De la Cruz no segundo semestre e a artroscopia no joelho de Arrascaeta na reta final do ano impediram uma grande sequência.

Em 2025, o quadrado mágico soma 87 minutos em campo, com dois gols marcados e dois sofridos.


Contra o Vasco, foi a primeira vez que os meias foram titulares juntos na temporada. O time principal do Flamengo completou 10 jogos no sábado e, antes, eles só haviam dividido o campo por alguns minutos na final da Supercopa do Brasil, contra o Botafogo.

Quadrado mágico em 2025: 87 minutos


  • Botafogo 1x3 Flamengo - 21 min - 1 gol marcado e 1 sofrido

  • Flamengo 2x1 Vasco - 66 min - 1 gol marcado e 1 sofrido


A expectativa pela formação do quarteto remete ao quadrado mágico que fez sucesso em 2019 com Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro. Pulgar e De la Cruz se juntaram aos dois remanescentes para uma nova era que ainda não engrenou.


Este era o meio de campo considerado ideal pelo ex-técnico Tite. A escalação do Flamengo no clássico de sábado indica que Filipe Luís também tem planos para o quarteto.


O técnico, no entanto, não deu sequência a eles em 2025 por algumas razões. Arrascaeta fez uma cirurgia no joelho direito no fim do ano passado e começou esta temporada como reserva.


De la Cruz, que conviveu com lesões no segundo semestre de 2024, tem obedecido a um controle de carga mais rígido nestes primeiros meses. Além disso, Filipe tem rodado o elenco e escalado times diferentes no Carioca como forma de fazer testes e também de preservar os jogadores.


Os quatro estão à disposição do treinador para o primeiro jogo da final do Carioca, contra o Fluminense, nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã. Mas, se seguir o mesmo critério das últimas partidas, Filipe provavelmente não manterá o quarteto como titular. De la Cruz é a principal dúvida. O Flamengo treina na tarde desta terça, e os jogadores serão avaliados pela comissão técnica.






ree

De la Cruz, Gerson, Arrascaeta e Pulgar formam quadrado mágico do Flamengo — Foto: Infoesporte




Comentários


logo mdd sports novo.png


Rua Três Bandeirantes, 8 - sala 7,  Centro São Sebastião - SP

MDDSports - 2016 - 2022 - Desenvolvido por Victor Lanzilote

bottom of page