Pedro Barros e Sky Brown são destaques no STU Open Rio de park
- MDD Sports

- 6 de out. de 2022
- 4 min de leitura
STU Open Rio acontece nesta semana em outubro e vai receber destaques do skate brasileiro e mundial
O Rio de Janeiro recebe mais uma vez o STU Open, um torneio internacional que reúne as principais estrelas do skate mundial. Desta quinta até domingo, o evento, que acontece na Praça Duó na Barra da Tijuca, vai receber os atletas do skate park. Entre os destaques estão os medalhistas olímpicos Pedro Barros, Keegan Palmer, Sky Brown e Sakura Yosozumi. Além disso, nomes potentes do skate nacional como Luiz Franciso, Yndiara Asp e Dora Varella também competem.

Foto: REUTERS/Mike Blake
O STU Open Rio terá transmissão dos canais sportv. Você poderá acompanhar as semifinais e finais ao vivo, além da cobertura completa no ge.globo.
O evento
Ao todo 100 skatistas, entre homens e mulheres, disputarão o torneio. O STU Open Rio terá 60 competidores na categoria masculina e 40 na categoria feminina. Entre os homens, os competidores se dividirão em sete baterias, 40 skatistas disputarão as eliminatórias, onde 12 se classificam. Nas quartas, 20 skatistas, já previamente selecionados, se juntam na disputa. Apenas 16 dos 32 avançam para a semifinal e os oito melhores disputam a final do torneio. Em todas as etapas, os skatistas terão direito a três voltas de 45 segundos, sendo a melhor nota válida para o resultado final.
A competição feminina tem o mesmo formato, a única diferença é que não terá a disputa de eliminatórias. O torneio já começa nas quartas de final, onde 32 atletas disputam oito vagas. Nas semis, essas skatistas classificadas se juntam às oito pré-classificadas. Dessa disputa apenas as oito melhores avançam para a grande final. O skate park feminino também adota o formato de três voltas de 45 segundos cada, valendo sempre a de maior pontuação para a classificação final.

O Brasil terá 16 integrantes na categoria feminina de park. Entre as atletas estão as skatistas integrantes da seleção olímpica que foi aos Jogos de Tóquio: Isadora Pacheco, Dora Varella e Yndiara Asp. O país ainda terá representantes da nova geração como Vitória Bassi e Raicca Ventura. Campeã da última etapa do torneio nacional promovido pelo STU em Recife, Yndiara Asp está animada com a competição.
- Estou muito empolgada para competir no STU Open, vai ser um evento gigante! Os melhores skatistas do mundo estão confirmados, atletas que estavam competindo comigo nas Olimpíadas e me fazem lembrar e sentir saudade dessa atmosfera. Acho que o evento vai ser um ótimo teste para o ciclo Olímpico de Paris em 2024. É sempre muito bom ver um evento desse porte ser realizado no Brasil, ainda mais com a valorização e o incentivo da premiação com o valor recorde pra uma competição de skate - comentou Yndiara.
No masculino, o Brasil domina o cenário com 28 competidores. Todos os atletas que competiram nas Olimpíadas de Tóquio estarão presentes, incluindo o medalhista de prata Pedro Barros. Luiz Francisco e Pedro Quintas completam o trio. Pedro Barros explica o que significa o STU Open para o skate park.
- Sem dúvidas vai ser um evento lindo! Skatistas de alto nível, muita música, arte e cultura do skate, vão proporcionar um grande espetáculo pra quem estiver na Praça Duó. Vão ter vários atletas do mundo todo, alguns que, inclusive, representaram suas nações nas Olimpíadas e tenho certeza que isso vai encher os olhos do público.

O park masculino do Brasil também terá nomes da nova geração como André Mariano, Kalani Konig e Gui Khury. Esses atletas representam o futuro brasileiro no esporte e se misturam com membros das gerações mais antigas do skate nacional, já que o país também será representado por skatistas de muito renome como Sandro Dias e Nilo Peçanha.
- É muito bom participar de mais uma competição no Park e ainda estar na mesma bateria que o Sandro Dias, que é um ídolo do skate. Já fiz alguns treinos aqui na pista e estou muito animado para competir e poder dar o meu melhor e me divertir, como sempre faço. Essa é mais uma oportunidade de me preparar para buscar uma classificação para as Olimpíadas, então vou aproveitar ao máximo - afirmou Gui Khury.
Gringos
Entre os competidores internacionais, o torneio vai contar com três medalhistas olímpicos além de Pedro Barros. A japonesa Sakura Yosozumi e a britânica Sky Brown, medalhistas de bronze e ouro respectivamente. Brown está muito animada em voltar a competir no Brasil, a skatista do Reino Unido adora o país e é muito amiga de Rayssa Leal e Letícia Bufoni. Além das duas, o campeão olímpico de park, Keegan Palmer, também vai competir no torneio.
Além dos três, nomes importantes como Tom Schaar, Liam Pace, Yam Behar e Alex Sorgente também são alguns dos nomes do campeonato. No feminino, Lilly Stoephasius, Jordyn Barratt e Kisa Nakamura também estão entre os destaques.
Australiano Keegan Palmer faz volta sensacional e tem nota 94.04 - Olimpíadas de Tóquio
Veja a programação completa
06/09 - quinta-feira
13h às 18h – Eliminatórias Park masculino
07/09 - sexta-feira
9h30 às 13h10 – Quartas de final Park feminino
14h às 18h – Quartas de final Park masculino
08/09 - sábado
14h às 16h – Semifinais Park feminino (transmissão sportv)
16h às 18h – Semifinais Park masculino (transmissão sportv)
18/09 - domingo
16h30 às 17h35 – Final Park feminino (transmissão sportv)
17h40 às 18h40 – Final Park masculino (transmissão sportv)






Comentários