Jogos Olímpicos de Inverno 2026: Mathilde Gremaud repete Beijing 2022 e é medalha de ouro no esqui slopestyle
- MDD Sports

- há 3 horas
- 3 min de leitura
Jogos Olímpicos de Inverno 2026: Mathilde Gremaud repete Beijing 2022 e é medalha de ouro no esqui slopestyle
Assim como há quatro anos, suíça Mathilde Gremaud é bicampeã Olímpica em Milano Cortina 2026 com vantagem mínima sobre Eileen Gu na final do esqui estilo livre slopestyle nesta segunda, 9 de fevereiro.
A suíça Mathilde Gremaud e a chinesa Eileen Gu protagonizaram uma das finais mais equilibradas de Beijing 2022 no esqui estilo livre slopestyle. Quatro anos depois, elas novamente disputaram ponto a ponto a medalha de ouro na mesma prova nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 nesta segunda-feira, 9 de fevereiro.
Da mesma forma que na última edição, Gremaud levou a melhor com uma vantagem mínima. Ela conquistou o bicampeonato Olímpico com 86.96 pontos na segunda descida, apenas 0.38 de vantagem sobre Gu (86.58 na primeira tentativa). Há quatro anos, a diferença foi de apenas 0.33 na final.
A canadense Megan Oldham garantiu a medalha de bronze com 76.46 pontos em sua terceira – e última – tentativa. As duas atletas novamente se sobressaíram em relação às rivais. Após a primeira descida elas já ocupavam as duas primeiras posições com boa vantagem na pontuação. Gu teve uma primeira volta melhor, mas conseguiu virar na segunda e contou com o erro da adversária para confirmar a vitória na última descida.

Foto de 2026 Getty Images
Diferentemente de outras competições, nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 a final do esqui estilo livre slopestyle possui três descidas em vez de duas e apenas a maior nota conta. A pontuação é dividida entre as manobras nas rampas e obstáculos (60%) e a progressão no percurso (40%).
A programação do esqui estilo livre prossegue nesta terça-feira, 10 de fevereiro, com a final masculina do slopestyle às 8h30 no fuso horário de Brasília. No mesmo dia acontece a primeira classificatória do moguls tanto no masculino (às 7h15) quanto no feminino (10h15).
Confira abaixo mais informações sobre a vitória de Mathilde Gremaud sobre Eileen Gu na final feminina do slopestyle:
Eileen Gu começa bem, mas Gremaud se destaca com ‘regularidade’ em Milano Cortina 2026
Após protagonizarem uma disputa acirrada em Beijing 2022 – e com elas ocupando as primeiras posições na classificatória – os torcedores aguardavam o duelo entre Mathilde Gremaud e Eileen Gu na final do esqui estilo livre slopestyle nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026. E elas cumpriram a expectativa à risca.
Últimas a descerem nas três tentativas, elas viram as outras competidoras chegarem na casa dos 70 pontos – Megan Oldham, do Canadá, obteve 76.46 na última parte e foi bronze. Kirsty Muir, da Grã-Bretanha, foi quarta com 76.05 também na terceira descida. Assim, as duas sabiam que teriam pontuar na casa dos 80 pontos.
Eileen Gu começou muito bem: com direito a um duplo cork 1260º (três voltas e meia) no último salto, ela obteve 86.58 pontos. Mathilde Gremaud, por sua vez, apostou em três duplos cork nas rampas (dois com base trocada), também com um 1260º no fim. A execução, porém, ficou abaixo da chinesa, totalizando 83.60.
Na segunda descida, Gu cometeu um erro logo na primeira sessão com os corrimãos, comprometendo sua volta (23.00 no total). A suíça, por sua vez, manteve a regularidade em seu desempenho. Repetiu os três duplos cork e dois deles com 1260º, caprichando melhor na execução. A recompensa veio na nota: 86.96 pontos, novamente ficando à frente da rival com uma vantagem mínima.
O resultado colocou pressão na chinesa, mas ela nem teve tempo de buscar a pontuação na terceira tentativa. Ao forçar a passagem no primeiro corrimão, Gu caiu e completou a prova apenas de forma protocolar. Assim, com bandeira da Suíça no pescoço, Gremaud fez a ‘volta do ouro’ só para comemorar com os torcedores o bicampeonato Olímpico.





Comentários