Jogos Olímpicos de Inverno 2026: Franjo von Allmen chega a três medalhas de ouro no super-G; português Emeric Guerillot é 32º
- MDD Sports

- há 7 horas
- 4 min de leitura
Jogos Olímpicos de Inverno 2026: Franjo von Allmen chega a três medalhas de ouro no super-G; português Emeric Guerillot é 32º
Nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, suíço Franjo von Allmen conquista o super-G no esqui alpino e chega a três vitórias em três provas em Milano Cortina 2026; português Emeric Guerillot fica na 32ª posição e iguala melhor resultado do país na modalidade.

Foto de 2026 Getty Images
Nestes primeiros dias dos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 ninguém brilhou mais do que o suíço Franjo von Allmen no esqui alpino. Nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, ele venceu o super-G masculino e garantiu sua terceira medalha de ouro em três provas disputadas nesta edição.
Com o tempo de 1min25s32 em sua descida no Stelvio Ski Centre em Bormio, o representante da Suíça conquistou a vitória. O norte-americano Ryan Cochran-Siegle repete a prata de Beijing 2022 ao ficar em segundo, 13 centésimos atrás. O também suíço Marco Odermatt, considerado o favorito antes dos Jogos, foi bronze com 1min25s60.
Emeric Guerillot, de Portugal, fez sua estreia Olímpica aos 18 anos e terminou na 32ª posição com 1min31s43. Ele iguala a melhor posição do país na modalidade - marca que pertencia a Georges Mendes no slalom gigante em Lillehammer 1994. Guerillot também deverá disputar as provas técnicas (slalom e slalom gigante).
Com o resultado no super-G, Franjo von Allmen se despede dos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026 de forma invicta. Especialista em provas de velocidade no esqui alpino, ele venceu a prova individual do downhill e, depois, fez dupla com Tanguy Nef que venceu o combinado por equipes.
O desempenho é ainda mais impressionante por ser a estreia Olímpica do jovem suíço de 24 anos. Nascido em Lauterbrunnen, no cantão de Berna, ele começou a se destacar na temporada passada. Foi o vice-campeão do downhill na Copa do Mundo e, no Mundial de Esqui Alpino 2025, foi medalha de ouro tanto no downhill quanto no combinado.
A disputa Olímpica do esqui alpino prossegue nesta quinta-feira, dia 12, com o super-G feminino às 7h30 no fuso horário de Brasília. Depois, acontecerão as provas técnicas (slalom e slalom gigante) com a estreia da equipe brasileira formada por Lucas Pinheiro Braathen, Christian Oliveira Soevik, Giovanni Ongaro e Alice Padilha.
Franjo von Allmen mantém regularidade no percurso para
vencer mais uma em Milano Cortina 2026
A prova pode até ser de velocidade, mas em qualquer prova no esqui alpino o que vale é a consistência em todo o percurso. Franjo von Allmen colocou essa tática à prova na disputa do super-G masculino nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, para garantir sua terceira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026.
Sétimo a descer na pista de Stelvio (uma das mais desafiadoras do circuito, com 714 metros de queda vertical no super-G), o suíço liderou desde o início. Assumiu a primeira posição logo na intermediária e foi abrindo uma pequena, mas importante, vantagem sobre o norte-americano Ryan Cochran-Siegle.
Na segunda intermediária era de 19 centésimos e terminou em 13 centésimos, assumindo a liderança com 1min25s32 e 118,40km/h de média de velocidade – o rival dos Estados Unidos chegou a marcar 119,67km/h no fim, provando que a regularidade, e não só a rapidez, é recompensada na modalidade.
Faltava, porém, Marco Odermatt, líder da Copa do Mundo de Esqui Alpino e inicialmente candidato a estrela de Milano Cortina 2026. Sem pódio no downhill e com a prata no combinado, ele buscava seu primeiro ouro nesta edição. Ainda mais quando largou bem e ficou um décimo à frente do colega de seleção.
Na segunda intermediária, cruzou em segundo, mas com apenas quatro centésimos atrás – uma diferença possível de tirar na pista do super-G. Na terceira intermediária, contudo, Odermatt derrapou: perdeu 19 centésimos e caiu para a terceira posição na projeção do tempo. Com poucos metros pela frente, restou a ele garantir o bronze, 28 centésimos atrás de Franjo von Allmen, o grande nome dos Jogos Olímpicos de Inverno 2026 até aqui.
Emeric Guerillot iguala melhor resultado de Portugal no esqui alpino em Jogos Olímpicos de Inverno
Com apenas 18 anos, era natural e compreensível imaginar que o português Emeric Guerillot pudesse ter mais dificuldade em sua estreia Olímpica em Milano Cortina 2026. Entretanto, ele não apenas fez uma excelente prova, como igualou o melhor resultado de Portugal no esqui alpino em Jogos Olímpicos de Inverno.
Com uma boa descida, ele fez o tempo de 1min31s43 e ficou na 32ª posição, apenas seis segundos atrás de Franjo von Allmen. O resultado deu a ele 85.22 pontos FIS, o sexto melhor desempenho dele na carreira nesta disciplina – e o primeiro em um evento com penalização ‘zero’ (o que inclui também etapas de copa do mundo e o campeonato mundial).
Além das conquistas pessoais, Guerillot iguala a 32ª posição obtida por Georges Mendes no slalom gigante em Lillehammer 1994, até então o melhor resultado luso na história do esqui alpino em Jogos Olímpicos de Inverno. Ele também é o primeiro atleta português a completar uma prova Olímpica no super-G.
Penúltimo a largar, o jovem representante de Portugal também apostou na regularidade e consistência em sua descida. Na largada, por exemplo, obteve a 34ª marca com 24.69s. Porém, na segunda intermediária, já saltou para a 32º e manteve-se até o fim nesta posição. Nada mal para quem era o atleta mais novo nesta prova.
Português Emeric Guerillot comemora resultado no super-G do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026
Super-G masculino do esqui alpino em Milano Cortina 2026: classificação final (top 8)
Franjo von Allmen (Suíça) - 1min25s32
Ryan Cochran-Siegle (EUA) - +0.13s
Marco Odermatt (Suíça) - +0.28s
Nils Allegre (França) - +0,31s
Raphael Haaser (Áustria) - +0.57s
Giovanni Franzoni (Itália) - +0.63s
Vincent Kriechmayr (Áustria) - +0.78s
Fredrik Moeller (Noruega) - +0.80s
32º Emeric Guerillot (Portugal) - +6.11s





Comentários