top of page

João Fonseca passa no teste na grama e vai para as quadras rápidas com chances de top 30

  • Foto do escritor: MDD Sports
    MDD Sports
  • 8 de jul.
  • 2 min de leitura

João Fonseca passa no teste na grama e vai para as quadras rápidas com chances de top 30


Brasileiro encerra temporada no piso de grama com vitórias importantes, mas com gostinho de quero mais; três torneios em quadras rápidas nos próximos meses podem colocá-lo no top 30


Chegou ao fim a temporada de grama para João Fonseca no Circuito do tênis. Foram só três vitórias, o que a princípio pode ser considerado pouco para os fãs que querem o brasileiro no top 10 do ranking o mais rápido possível.


Mas os resultados foram sim positivos, principalmente em Wimbledon, em que o jovem de 18 anos venceu dois jogos e avançou para a terceira rodada do grand slam inglês.


O público brasileiro fã de tênis, sedento por um ídolo, já pensa em João Fonseca no top 5 do ranking mundial. Mas, o próprio João deixou claro que o objetivo é, até o fim do ano, ser top 40, e chegar ao Australian Open, primeiro Grand Slam de 2026, como cabeça de chave. Na real, é uma meta até conservadora. Ao que tudo indica, João está a caminho de ser top 30 até o fim da temporada.


Mais que os resultados, o desempenho apresentado no primeiro semestre leva a crer que João vai subir pelo menos mais 20 posições no ranking nos próximos meses. Atualmente, é o 48º, a melhor posição da carreira até agora.


A temporada de grama é a mais curta, mas sempre a mais desafiadora para os jogadores brasileiros. Praticamente não há quadras deste piso no Brasil, então o aprendizado neste tipo de quadra é na "marra", já nas competições na Europa. João passou bem na sua primeira temporada completa como adulto.


Foram três torneios neste período. No primeiro, o ATP 500 de Halle, foi eliminado na estreia em um jogo definido nos detalhes contra o italiano Flavio Cabolli, top 30 do ranking.


Ele, por exemplo, escorregou em um lance que rendeu o match point para seu rival. Inexperiência de quem tem pouco tempo de jogo na grama. Depois, avançou de fase em Eastbourne, mas caiu em um jogão contra Taylor Fritz, top 5 do ranking mundial.


Em Wimbledon, duas vitórias convincentes nas primeiras rodadas, e uma derrota para o chileno Nicolás Jarry, uma máquina de aces. João teve diversas chances durante o jogo, mas sempre parava nos pontos de saque do rival.


Agora o foco está nos torneios de quadra rápida. Embora o próprio João diga que se sente melhor no saibro, dá para dizer que seu jogo encaixa muito com o piso rápido. Serão três torneios duríssimos, mas que o brasileiro pode vencer jogos importantes.


Antes da estreia em Toronto, são quase três semanas de descanso e preparação para João.

E muita paciência para os torcedores, ansiosos por vitórias, títulos e evolução no ranking.






ree

João Fonseca — Foto: Isabel Infantes/Reuters




Comments


logo mdd sports novo.png


Rua Três Bandeirantes, 8 - sala 7,  Centro São Sebastião - SP

MDDSports - 2016 - 2022 - Desenvolvido por Victor Lanzilote

bottom of page