top of page

Insultos racistas levam time de basquete a trocar de cidade nos EUA

Foto do escritor: MDD SportsMDD Sports

Delegação da Universidade de Utah sofre ofensas antes de jogo decisivo e precisa buscar hotel fora de Coeur d'Alene, no estado de Idaho


Insultos racistas forçaram um time de basquete universitário a trocar de cidade nos Estados Unidos. O caso aconteceu em Coeur d'Alene, no estado de Idaho, onde atletas da Universidade de Utah estavam hospedadas antes de partida do torneio feminino da NCAA. Jogadoras, líderes de torcida e integrantes da banda que apoia a equipe foram alvos de ofensas enquanto confraternizavam. Por causa disso, dirigentes decidiram tirar a delegação do local e levar para um hotel distante.

— Foto: Reprodução

A equipe de basquete enfrentaria Gonzaga em Spokane, no estado de Washington. Mas, devido a dificuldades para encontrar hospedagem na área, a delegação da Universidade de Utah foi inicialmente enviada a Coeur D’Alene, que fica a cerca de 35 minutos do ginásio da partida.


Enquanto atletas, líderes de torcida e músicos se divertiam em um restaurante de Idaho, foram surpreendidos – em dois momentos diferentes – por carros barulhentos. De dentro deles, pessoas gritavam ofensas racistas.


– Estávamos em choque, nos olhávamos e perguntávamos: “realmente escutamos isso?”. Todos se sentiam paralisados. Eu fiquei muito emotiva e comecei a chorar – disse Charmelle Green, vice-diretora de esportes da Universidade de Utah, ao veículo “KSL.com”.


Charmelle, que acompanhava a delegação na noite dos insultos, não foi a única representante de Utah a se pronunciar. Técnica do time feminino de basquete, Lynne Roberts também lamentou a experiência vivida em Coeur D’Alene:


– Incrivelmente triste para todos nós. No nosso mundo, é chocante. Há muita diversidade em um campus universitário, e você não fica tão exposta a situações assim. Algumas pessoas não acreditam que aquilo ocorreu, mas racismo é real e acontece.


Depois das ofensas, a delegação da Universidade de Utah se organizou para que todos retornassem acompanhados ao hotel, de forma que não houvesse pequenos grupos, e a segurança estivesse garantida.


A partir daí, a missão foi encontrar um outro lugar para hospedagem. Os policiais escalados para fazer a escolta do time eram do estado de Washington e não tinham poder para atuar em Idaho. Utah, então, entrou em contato com Gonzaga e a NCAA. Assim, conseguiu um hotel em Spokane.


– Nunca esquecerei o som que escutei, a intimidação causada pelo barulho dos carros e as ofensas. Desde aquela noite, me deito na cama e escuto os insultos. Não consigo imaginar como teria sido continuar naquele lugar e reviver os momentos – relatou Charmelle Green.

Torcedora relata ter sido vítima de racismo durante jogo de basquete em Franca, São Paulo

A equipe de Utah acabou derrotada por Gonzaga (77 a 66) e está eliminada da NCAA, torneio universitário dos Estados Unidos.


Fonte;ge.globo


Commenti


logo mdd sports novo.png


Rua Três Bandeirantes, 8 - sala 7,  Centro São Sebastião - SP

MDDSports - 2016 - 2022 - Desenvolvido por Victor Lanzilote

bottom of page