Pouco tempo de preparação para a corrida no Autódromo de Imola devido à prova classificatória preocupa o chefe Christian Horner; time sofreu dois abandonos em três etapas na F1 em 2022
Embora tenha o segundo melhor carro deste começo da temporada 2022 da Fórmula 1, a RBR ainda sofre com a confiabilidade de seu motor, o que culminou em dois abandonos em três corridas até aqui. E o time já adiantou que não deve trazer grandes melhorias para o GP da Emilia-Romagna neste fim de semana, no Autódromo de Imola.
Foto: TPN/Getty Images
Verstappen não vê razão para crer em título da F1 após começo ruim em 2022
- Eu não diria que temos um grande pacote planejado. Tudo faz parte da evolução e claro, com uma corrida classificatória, temos muito pouco tempo para avaliar essas coisas; há só um treino e logo depois a classificação. Você precisa estar muito confiante sobre o que está colocando no carro - explicou Christian Horner, chefe da equipe austríaca.
Atual terceira colocada no campeonato de construtores, a RBR conquistou uma vitória até aqui com Max Verstappen no GP da Arábia Saudita. Porém, viu a Ferrari tomar a dianteira com Charles Leclerc na abertura do campeonato, no Bahrein, e na última prova, na Austrália.
O abandono duplo na etapa que iniciou a temporada e a nova quebra do atual campeão no Circuito de Melbourne fizeram o time se distanciar da vice-líder e rival Mercedes na tabela, com a diferença aumentando de um para dez pontos.
Os problemas afetaram o ânimo de Verstappen, que declarou duas vezes sequer pensar nas chances de título nesta temporada, marcada pelo excelente início da escuderia italiana.
Horner, por outro lado, segue outro discurso. O gestor britânico explicou após a prova australiana que o problema dos carros austríacos não era, necessariamente, nas unidades de potência, e reforçou agora que a compreensão sobre o carro do time está evoluindo com o passar das etapas.
- À medida que aprendemos mais sobre os pneus e como o carro está se comportando, isso nos dá um norte. Passadas as três primeiras corridas, temos uma direção muito boa para o desenvolvimento para o resto da temporada - adicionou.
Correndo atrás do tempo
Havia a expectativa de que a Mercedes já trouxesse atualizações para o seu carro em Imola, mas segundo George Russell, novo titular da atual campeã de construtores, a equipe não também não pretende trazer grandes melhorias para a etapa deste fim de semana.
Inversamente à RBR, a octacampeã enfrenta mais problemas com seu carro do que com a unidade de potência. Porém, está na frente de sua grande rival na briga pelo título de 2021 - tanto no campeonato de construtores, quanto no de pilotos, tendo Russell na vice-liderança atrás de Charles Leclerc.
A RBR reconhece a superioridade da Ferrari, que começou a trabalhar no carro de 2022 ainda nos meados da temporada passada. Tanto a Mercedes quanto a equipe austríaca não puderam dedicar mais tempo e recursos no desenvolvimento do novo carro por estarem envolvidas na briga pelo título de 2021.
- Eles (Ferrari) começaram este projeto muito mais cedo do que nós, então de certa forma estamos tentando recuperar o atraso. Mas o fato de estarmos tentando recuperar esse atraso estando no posto de segundo carro mais rápido é encorajador. E estamos começando a entender alguns dos problemas que temos - concluiu Horner.
A quarta etapa de um total de 23 da temporada 2022 da F1 será neste fim de semana com o GP da Emilia-Romagna em Imola, na Itália. A edição 2020 da prova foi vencida por Hamilton e, a de 2021, por Verstappen.
Comments