O início do Campeonato Paulista, com Novorizontino x Palmeiras neste domingo às 16h, marca o início de uma maratona do calendário nacional que pode levar a até 83 partidas em nove meses e meio.
Entre os que mais podem entrar em campo até 13 de novembro, quando termina a temporada doméstica do Brasil, cinco dias antes do começo da Copa do Mundo, está novamente o Palmeiras.
A equipe de Abel Ferreira disputou 108 partidas em 385 dias, desde sua chegada em novembro de 2020. Na temporada 2021, houve 72 jogos, mas 91 ao todo durante o ano solar, de janeiro a dezembro, por causa da emenda dos torneios de 2020 com os de 2021.
Pegando como exemplo o Palmeiras, podem ser 38 partidas do Brasileirão, 16 do estadual, 13 da Libertadores, 12 da Copa do Brasil, dois da Recopa Sul-Americana, dois do Mundial de Clubes. Clubes como Corinthians e São Paulo não terão os dois jogos da Recopa e dois do Mundial, mas podem também alcançar 79 partidas. O Flamengo pode chegar a 80.
Neste ano, os grandes clubes poderão jogar duas partidas a mais de Copa do Brasil em comparação com o ano passado. O Atlético entrou em campo dez vezes para ganhar o mata-mata nacional. Nesta temporada, serão necessários doze jogos. Tudo isto entre 23 de janeiro e 13 de novembro, ou seja, nove meses e vinte dias. Quem se classificar para todas as finais, pode ter um jogo a cada 2,9 dias.
Além do Campeonato Paulista, o Paranaense, por exemplo, começou neste final de semana.
Acompanhe a Partida ao vivo em nosso canal no Youtube MDD Sports a partir das 15:45H deste domingo 23/01/2022.
Comments