Firas Zahabi, técnico da lenda Georges St-Pierre na Tristar Gym, aprova paralisação da luta pelo árbitro Marc Goddard no quinto round do UFC 281: "Mandíbula, orbital e até crânio fraturado"
A espetacular vitória por nocaute técnico de Alex Poatan sobre Israel Adesanya, no quinto round da luta principal do UFC 281, em Nova York, no último sábado (12), fez o Brasil recuperar o cinturão dos pesos-médios que não vinha desde quando Anderson Silva era soberano na categoria. No entanto, o nigeriano criticou a atitude do árbitro Marc Goddard, que interrompeu o combate aos 2min05s após uma sequência brutal de diretos e cruzados do brasileiro.
Foto: Getty Images
Histórico técnico de MMA e treinador principal da lenda Georges St-Pierre na icônica academia Tristar Gym, Firas Zahabi discorda do ex-campeão. O head coach afirmou que a decisão de Goddard foi justa e que protegeu, inclusive, o restante da carreira de Israel Adesanya.
— Foi justo. Alguns árbitros teriam deixado passar mais tempo, alguns árbitros teriam parado. Acho que foi justo, não tenho reclamações. Alex Poatan poderia ter acabado – muito possivelmente – poderia ter acabado com a carreira de Adesanya, se o árbitro não interviesse. Se o árbitro não interviesse, viria uma joelhada voadora em tesoura. O maior joelho em tesoura que eu já vi em todos os esportes de combate é do Alex Poatan — comentou Zahabi em seu canal do YouTube.
A joelhada voadora em tesoura a que se referiu o experiente técnico foi "ensaiada" algumas vezes por Poatan durante a luta principal do UFC 281. Zahabi, inclusive, foi bastante incisivo em alertar os riscos que Adesanya correu se o combate não tivesse sido paralisado naquele momento.
— Poatan jogou algumas joelhadas voadoras em tesoura na luta, arranhando o queixo de Adesanya. Não fazendo contato, mas chegando bem perto. No Brasil, eles chamam essa manobra de "pedalada". Como se você estivesse pedalando. É um golpe incrível de um gigante que é incrivelmente explosivo. Ele desfere incrivelmente rápido. Eu pensei que, quando Adesanya estava atordoado assim, que o joelho estava chegando. Se Marc Goddard não interviesse, poderia ter sido uma concussão séria. Mandíbula quebrada, orbital quebrado, crânio fraturado até. Poderia ter sido algo que arruinaria ou acabaria com a carreira profissional de Adesanya. Estou muito grato por Marc Goddard ter impedido isso.
Em sua conta no Twitter, o inglês Marc Goddard afirmou que a função primordial do árbitro de MMA é proteger a integridade física dos lutadores dentro do octógono.
— Obrigado a todos que entendem o papel que (nós, árbitros) desempenhamos. Proteção é primordial. As decisões terminam no segundo em que são tomadas, a consciência vive para sempre. Honrado, abençoado e agradecido. No maior palco que existe, dos lutadores, para os lutadores - eles continuam sendo os Reis.🙏🏼
Comments