top of page

Thiago Braz fica em 4º lugar, e Duplantis bate recorde mundial

Foto do escritor: MDD SportsMDD Sports

Brasileiro não passa da marca dos 5.94m e fica fora do pódio atrás de filipino, americano e de Armand Duplantis, grande favorito da prova


Thiago Braz terminou na quarta posição na final do salto com vara no Campeonato Mundial de atletismo em Eugene, nos Estados Unidos. O brasileiro, que foi campeão olímpico na Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020, chegou a assumir a liderança depois de passar os 5.87m, mas não conseguiu passar dos 5.94m em duas tentativas e dos 6.00m na última chance.

Foto: Christian Petersen

O sueco Armand Duplantis ficou com o título mundial e bateu o recorde mundial com um salto de 6.21m. Christopher Nilsen foi prata, saltando 5.94m de primeira, e John Ernest Obiena bronze, passando o 5.94m na segunda tentativa, a altura que o Thiago Braz não passou.


A prova

O brasileiro começou a final em ritmo melhor do que na semifinal, passando as duas primeiras alturas (5.55m e 5.70m) sem muita dificuldade. Os problemas começaram nos 5.80m, em que Braz errou a primeira tentativa ao errar a subida e esbarrar no sarrafo.


Mas o drama não se estendeu. Thiago corrigiu os problemas e passou na segunda tentativa, quase esbarrando o braço na descida, mas tirando rápido o suficiente para concluir o salto e seguir na disputa por uma medalha.


Depois de ver os três principais concorrentes, o sueco Armand Duplantis, o americano Christopher Nilsen e o francês Renaud Lavillenie, errarem a primeira chance nos 5.87m, o brasileiro acertou de primeira a altura, pegando vantagem no desempate contra eles.


Thiago Braz salta 5.87m na final do salto com vara do Mundial de Atletismo


Mas a altura dos 5.94m foi o limite para Thiago Braz. O brasileiro derrubou o sarrafo duas vezes, viu Duplantis e Nilsen passarem de primeira e o filipino Obiena na segunda chance, colocando o campeão olímpico de 2016 foram do pódio. Como tentativa final, Braz arriscou os 6m, mas sem sucesso. Acabou fora do pódio no Mundial.


Duplantis faz história

Armand Duplantis aproveitou o Mundial de atletismo para fazer história mais uma vez. O sueco garantiu o título mundial ao passar a altura de 6.00m, o que Nilsen e Obiena não conseguiram fazer, unificando os campeonatos indoor e outdoor.


Mas o ouro não era suficiente. Duplantis pediu o sarrafo em 6.06m para quebrar o recorde do Campeonato Mundial... e o fez como se fosse fácil na primeira tentativa. Mas adivinhem?! Para ele ainda não bastava.


Duplantis passa os 6.21m e bate o recorde mundial


Armand colocou o sarrafo em 6.21m para quebrar o recorde mundial, que, diga-se de passagem, já era dele, estabelecido seis meses atrás. Na primeira tentativa, errou a velocidade e não conseguiu a decolagem. Na segunda, passou e fez história mais uma vez. Barba, cabelo e bigode para Armand Gustav "Mondo" Duplantis.



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page