top of page

Sabalenka derrota Swiatek e avança à final de Roland Garros pela primeira vez

  • Foto do escritor: MDD Sports
    MDD Sports
  • 5 de jun.
  • 2 min de leitura

Sabalenka derrota Swiatek e avança à final de Roland Garros pela primeira vez


Número 1 do mundo leva a melhor sobre polonesa com direito a 6/0 no terceiro set e garante vaga na decisão do Grand Slam francês


Em uma partida marcada por reviravoltas e alternância de domínio, a número 1 do mundo Aryna Sabalenka levou a melhor sobre a polonesa Iga Swiatek, atual quinta do ranking, e garantiu vaga para disputar uma inédita final de Roland Garros.


A belarussa venceu o equilibrado duelo por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7/1), 4/6 e 6/0. Sabalenka aguarda o resultado do confronto entre a surpresa do torneio, a francesa Lois Boisson, e a americana Coco Gauff, para conhecer sua rival na decisão.


Sabalenka busca agora um inédito título em Paris e seu quarto Grand Slam - a tenista de 27 anos tem no currículo dois troféus do Australian Open (2023 e 2024) e um do US Open (2024). Com a vitória, ela quebrou uma impressionante sequência de Iga: tetracampeã do Aberto da França, a polonesa ostentava nada menos que 26 triunfos consecutivos no torneio, desde 2021.


Sabalenka começou melhor na semifinal e pressionou Swiatek desde o início do primeiro set, chegando à quebra em uma dupla falta da polonesa logo no primeiro game.


A belarussa repetiu a dose no terceiro game e teve a chance de abrir 4/0, mas Swiatek se encontrou em quadra a tempo de reagir, devolvendo as duas quebras e equilibrando o duelo em 4/4.


Sabalenka quebrou mais uma vez o saque da rival e fez 6/5, mas Swiatek protagonizou mais uma reação para forçar o tiebreak. No desempate, melhor para a belarussa, que fechou em 7/1.


No início da segunda parcial, os papeis se inverteram. Iga largou melhor e chegou à quebra no game inicial, com dois belos winners de backhand, mas Sabalenka deu o troco e deixou tudo igual. Mais precisa, a polonesa conseguiu nova quebra e em seguida sacou para abrir 3/1. Administrando a vantagem, ela chegou à vitória por 6/4 e forçou a disputa do terceiro set.


Depois de duas parciais de alternância e equilíbrio, o terceiro set teve outra realidade, com Sabalenka dominando totalmente a número 5 do mundo em quadra. A belarussa abriu mantendo seu game, emplacou duas quebras de saque seguidas e chegou a confortáveis 5/0. Ainda quebrou mais uma vez o serviço de Swiatek para fechar um set perfeito com 6/0.







Sabalenka comemora classificação à final de Roland Garros 2025 — Foto: Getty Images




Comments


logo mdd sports novo.png


Rua Três Bandeirantes, 8 - sala 7,  Centro São Sebastião - SP

MDDSports - 2016 - 2022 - Desenvolvido por Victor Lanzilote

bottom of page