Quem vai jogar? Santos tem melhora defensiva, mas mantém disputa aberta na zaga
- MDD Sports
- 22 de fev.
- 2 min de leitura
Quem vai jogar? Santos tem melhora defensiva, mas mantém disputa aberta na zaga
O Santos tem começado a se acertar defensivamente no Campeonato Paulista. Depois de um começo de estadual com muitos erros, o Peixe evoluiu desde a derrota no clássico para o Corinthians. No entanto, o crescimento não significa garantia de titularidade para ninguém neste momento, e a disputa por uma vaga na zaga segue aberta.
O Santos conta, atualmente, com cinco zagueiros: Zé Ivaldo, Luan Peres, Gil, João Basso e Luisão. Todos foram testados ao longo do estadual, sendo que Zé Ivaldo é o defensor mais regular do elenco.
Luan Peres iniciou a temporada como titular, mas já precisou ser preservado por conta de uma tendinopatia na coxa direita, além de perder outro jogo por causa de suspensão. Na última partida, contra o Noroeste, ele poderia retornar ao time, mas ficou no banco de reservas - Gil foi o titular.
De contrato renovado até o fim do ano, Gil parecia fora dos planos do técnico Pedro Caixinha no início da temporada.
O experiente zagueiro seguiu trabalhando com o elenco em busca de uma oportunidade e foi titular nos únicos dois jogos em que o clube não sofreu gol no Paulistão.
– Na primeira temporada no Bragantino tive dez duplas de zaga. Fomos a equipe, durante 17 jogos, sem sofrer gol. Dentro das duplas, infelizmente, tinham jogadores que pareciam que tinham para-raios. Atraíam tudo que eram situações negativas.
Quando acontecia e erravam era gol. Há outros que, às vezes, erram, mas tem o além e as coisas seguem em frente. Importante que temos cinco zagueiros que nos dão confiança. O Gil, neste momento, responde bem as oportunidades.
Trabalha nesse sentido, tem boa relação com o Zé Ivaldo e os números não mentem. Eu não posso ir contra os números – comentou Caixinha após a vitória sobre o Noroeste.
No Santos, dois defensores tem sido "para-raios", como comentou Caixinha. O primeiro é João Basso. O zagueiro teve uma atuação desastrosa contra o Corinthians, com falhas nos dois sofridos pelo Peixe no clássico.
O outro é Luisão, que chegou ao clube neste ano, teve uma estreia na derrota para o Velo Clube, mas falhou no empate contra o Botafogo-SP, o que motivou Caixinha a evitar expor o zagueiro contra o Corinthians. Contudo, o discurso do treinador é que todos serão importantes na temporada.
– Eu defendo todos por igual. Os que às vezes o que o raio lhe toca, aqueles que tem um raio, mas que cai ao lado e passam incólumes. Eu tenho que defender o todo grupo. O Gil faz parte do grupo.
Do mesmo jeito que o Basso, o Luan, o Zé Ivaldo, o Luisão. Todos são e serão importantes para nós em uma temporada que é muito longa e desgastante.
Para a partida contra a Inter de Limeira, no domingo, a disputa está aberta. A tendência é que Zé Ivaldo seja mantido no time titular. Já Luan Peres e Gil brigam pela outra vaga na zaga santista.
O Peixe vai para a última rodada do Campeonato Paulista na liderança do Grupo B com 15 pontos, seguido por Red Bull Bragantino (14 pontos), Portuguesa (12 pontos) e Guarani (12 pontos).

João Basso e Gil durante treino do Santos — Foto: Raul Baretta/ Santos FC
留言