Surfista relembra altos e baixos da última temporada e mira colocar "uma mãozinha" na taça neste ano
A evolução dos surfistas brasileiros é uma realidade. Grandes nomes como Gabriel Medina, Filipe Toledo e Italo Ferreira já estão no radar da torcida há alguns anos. Mas há outros brasileiros se destacando e que podem ir longe tudo nesta temporada da WSL. Miguel Pupo, que ficou em sexto lugar no ranking geral no ano passado, está treinando pesado para chegar no top 5 e disputar a grande final.
- Bom, eu terminei minha minha pré-temporada agora, eu fui para academia durante 92 dias seguidos. É indo pra academia, surfar, então eu tive uma pré-temporada bem consistente, bem forte e bem firme. Então eu estou feliz com isso, isso já me dá uma segurança - contou Miguel Pupo animado com o início da etapa em Pipeline.
Foto: Beatriz Ryder/WSL
Sonhos conquistados em 2022
Miguel comemorou as conquistas da última temporada. Ele venceu a etapa de Teahupoo, chegou perto dos cinco melhores e fez uma bateria com seu irmão, Samuel Pupo. O paulista de Maresias ainda celebrou o fato de ter competido contra o pai, Wagner Pupo, e agora com o irmão mais novo.
Após 11 anos, Miguel Pupo vence etapa do Mundial de surfe pela primeira vez
- Ter vencido uma etapa, me dá uma nova visão, né? Eu consegui quebrar uma barreira que estava ali na minha frente há muito tempo, eu consegui. Acho que eu realizei muitos sonhos na minha vida. Eu tive a felicidade de competir contra o meu pai, e agora contra o meu irmão. No ano passado eu tinha vários sonhos, né? O sonho de vencer um evento, o sonho de fazer uma final, o sonho de fazer uma bateria com meu irmão e todos eles foram realizados, então foi um ano muito completo.
Miguel Pupo está ficando velho?
O agora veterano Miguel Pupo se prepara para a sua 11ª temporada no Circuito Mundial de Surfe. No ano passado, ele ficou a poucos pontos de chegar em quinto lugar e se classificar para a grande final em Trestles, na Califórnia.
- Estou ficando velho. É a 11ª temporada. A expectativa é boa, né? Já que eu tive uma ótima temporada em 2022, terminando na sexta posição. Fiquei a 80 pontos de estar no finals. Então esse ano o objetivo é estar dentro dos cinco melhores e tentar agarrar uma mãozinha nessa taça aí.
Apoio de Filipinho
O atual campeão do mundo, Filipe Toledo, é amigo de muitos anos de Miguel, os dois cresceram competindo juntos. Filipinho acredita no potencial de Miguel e disse que está confiante.
- Miguel teve um ano incrível no ano passado. Ganhou em uma das etapas mais temidas, em Teahupoo, no Taiti. Então, acho que esse ano ele vem com uma confiança bem grande e acho que vai dar um bom trabalho. Estou confiante no Miguel também - contou Filipe Toledo, atual campeão do mundo.
Derrota amarga em Pipeline
A primeira etapa do ano é a de Pipeline, no Havaí. A janela do evento abre no dia 29 de janeiro, mas Miguel ainda pensa no resultado da última temporada. O irmão mais velho da família Pupo perdeu para Kelly Slater nas semifinais por causa de uma interferência no início da bateria.
- Acredito que essa tenha sido a que mais me marcou, porque era o começo do ano e eu poderia já começar o ano fazendo uma final e perdendo para o Kelly num erro assim, talvez poderia ter raciocinado mais. Mas acho que isso foi o que me deixou tranquilo para o resto do ano ter começado em terceiro é já ter visto um bom resultado logo de cara... porque às vezes você trabalha duro e o resultado não vem, e eu tive a sorte do resultado ter vindo logo de primeira. Então isso me deu uma tranquilidade e mesmo perdendo, eu me senti muito feliz. Eu me senti muito realizado. Eu acho que isso é me deu a segurança para continuar indo bem em todos os eventos - comentou Miguel Pupo.
Irmãos no tour
Além de lutar pelo título mundial, Miguel também ajuda seu irmão mais novo. Os conselhos de irmão mais velho ajudaram Samuel a conquistar uma grande temporada, chegando na final do Rio Open, em Saquarema, contra Filipe Toledo. Samuel comemorou e mostrou que o foco para este ano é ainda maior.
- Acho que ano passado estava é tão feliz de estar participando de tudo aquilo e com meu irmão junto. Agora eu quero realmente viver isso e sentir na pele como é, e estar realmente me puxando para estar entre os melhores e conseguir realizar isso. Então, acho que esse é o Samuel desse ano. Espero que seja um ano incrível, como o ano passado e que a gente possa fazer ótimos resultados - comemorou Samuel Pupo.
Miguel de 2023
De todos os presentes que o ano de 2022 deu para Miguel, o nascimento da terceira filha mexeu ainda mais com o emocional do surfista. A promessa é de um ano de muito surfe e comprometimento na família Pupo e na família brasileira da WSL.
- Acho que o Miguel que chega para 23 é o Miguel realizado, né? Tive um ótimo ano. Foi um ano muito feliz para mim, tanto na minha carreira como na minha vida pessoal, assisti o nascimento da minha terceira filha. Eu saí de casa, ela já estava quase andando, então eu estou com o coração muito cheio de Felicidade. Eu acho que isso vai refletir no meu ano, com certeza, e espero ir bem. Vamos pra cima.
Fonte;ge.globo
Comments