Com a ajuda do ex-recordista Rodrigo Koxa, tcheca Florentina Matěnová realiza sonho de surfar nas ondas gigantes em Portugal; história vai ser contada no Gigantes de Nazaré deste domingo
O que você fazia com 11 anos de idade? Com um pouco mais de uma década de vida, a pequena Florentina Matěnová, da Tchecoslováquia, surfou em um dos lugares mais desafiadores do mundo. A menina tinha o sonho de entrar no mar de Nazaré, em Portugal, e, com a ajuda do ex-recordista da maior onda do mundo Rodrigo Koxa, ela desceu o paredão de água de aproximadamente cinco metros. Na temporada de treinos para o Gigantes de Nazaré, o surfista profissional preparou todos os equipamentos e levou Florentina para realizar seu sonho e surfar uma das ondas mais temidas do mundo.
Foto: Tim Bonython
O sorriso no rosto depois de surfar uma onda gigante já diz tudo. Mas, para entrar na água, Rodrigo Koxa estudou as habilidades de Florentina. Um ano antes de surfar nas ondas grandes, o brasileiro fez um teste com a menina na Marina de Nazaré, onde os surfistas preparam os equipamentos. O ex-recordista a puxou no jet-ski, mas sem o contato com as ondas ainda. Só para ver se ela tinha intimidade com a corda. A tcheca costumava surfar em ondas menores e tinha habilidade no snowboard.
- Eu fiquei espantado com a aptidão que ela tinha. Um talento meio que natural de subir rápido na corda, sair esquiando e super atenta no que eu falava. Aí eu falei para ela que foi muito legal e que na próxima vez que ela viesse para Nazaré, nós iríamos surfar - contou Rodrigo Koxa.
Não deu outra. Nesta temporada, a pequena Florentina encontrou o Koxa de novo em Nazaré. Ela fez questão de mostrar para o brasileiro que o sonho dela era real.
- Quando eu voltei para Nazaré de novo, ela me viu e disse "Koxa, você lembra de mim? Eu estou pronta para descer nas ondas - disse Rodrigo Koxa
Koxa, ainda um pouco preocupado, finalmente preparou a menina para entrar na água. Com colete, fôlego e muito coragem no peito, Florentina entrou na primeira onda e tomou uma queda. O brasileiro cogitou tirar ela do mar, mas a jovem era tão destemida que queria surfar outra vez. No fim, deu tudo certo, e a tcheca realizou o sonho de surfar em um mar de aproximadamente cinco metros.
Florentina representa uma nova geração de meninas nas ondas grandes. Esta etapa do Gigantes de Nazaré, que vai passar no Esporte Espetacular neste domingo, marcou um ponto importante na história do "big wave". Será a edição com maior participação feminina, com quatro mulheres dentre os 20 competidores. Outra novidade é que terá a primeira dupla feminina, formada pela brasileira Michaela Fregonese e pela portuguesa Joana Andrade.
Fonte;ge.globo
Σχόλια