top of page

Medina e a saúde mental: entenda as polêmicas que afetaram o surfista

Foto do escritor: MDD SportsMDD Sports

Surfista superou pressão após não subir ao pódio nas Olimpíadas de Tóquio e conquistou tri mundial, mas se afastou de parte da família após o casamento com a modelo Yasmin Brunet.


Foto: Reprodução Instagram

Gabriel Medina precisou dar uma pausa em sua carreira para cuidar de sua saúde mental. Essa foi a principal justificativa do surfista para ter desistido de disputar as duas etapas do Havaí que abrem a Liga Mundial de Surfe (WSL). O atleta passou por um ano de 2021 de altos e baixos. Teve seu nome envolvido em polêmicas e precisou lidar com problemas familiares. Além disso, superou a pressão de sair das Olimpíadas de Tóquio sem uma medalha e conquistou o tricampeonato mundial. Entenda o momento que ele está vivendo e a decisão de não viajar para o Havaí para começar a defender o atual título mundial.


O rompimento com o padrasto

Apesar de o problema não vir a público no início, Gabriel Medina estava em crise com sua família desde o casamento com a modelo e influenciadora Yasmin Brunet. A união entre os dois aconteceu em cerimônia discreta em viagem do casal ao Havaí para o réveillon de 2021, sem o apoio e o conhecimento da família de Medina. A evidência da relação estremecida foi quando em fevereiro do ano passado, Gabriel e Yasmin pararam de seguir a mãe e o padrasto nas redes sociais. Por outro lado, Simone e Charles também deixaram de acompanhar as publicações do filho e da nora. Logo depois, Gabriel rompeu as relações profissionais com seu padastro Charles Saldanha, que atuava como seu treinador e mentor desde o início de sua carreira. Medina contratou um novo técnico, Andy King, que passou a o acompanhar nas competições ao lado de Yasmin. Gabriel também parou de seguir os familiares nas redes sociais. Na ocasião, a mãe do atleta chegou a classificar o relação de Gabriel com Yasmin como "controladora".


A mudança na alimentação


O relacionamento de Gabriel com Yasmin também trouxe outra mudança para a vida do atleta. Medina cortou carne vermelha e frango de sua alimentação. O atleta alegou que optou por cortar os alimentos após ver "muitos documentários e ter mais informações de como é o processo da carne". Gabriel ressaltou diversas vezes que sentiu que a nova alimentação o ajudou no esporte. E a esposa apoiou a mudança. Na conquista do tricampeonato, Medina destacou que a mudança na alimentação foi um dos motivos para a ótima fase.


O pedido negado pelo COB


Logo antes das Olimpíadas de Tóquio, Gabriel Medina se envolveu em uma grande polêmica com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). O atleta fez o pedido à entidade para levar a esposa, Yasmin Brunet, para as Olimpíadas, mas teve o pedido negado. O argumento do COB alegava que os atletas só poderiam levar acompanhantes que fossem seus treinadores ou envolvidos com o esporte. Medina ainda tentou argumentar alegando que Yasmin fazia parte de seu staff em todas as competições, mas o casal não foi autorizado a ir junto para Tóquio. A influenciadora usou suas redes sociais para demonstrar seu descontentamento com a situação que caracterizou como "injustiça". Medina acabou não conquistando medalha em Tóquio.

O resultado polêmico de Tóquio


Medina foi para os Jogos de Tóquio como um dos favoritos à medalha de ouro. O surfista chegou até a semifinal sem problemas e houve uma esperança de dobradinha brasileira no pódio, já que Italo Ferreira estava classificado para a semifinal da outra chave. No entanto, Gabriel Medina perdeu sua semifinal para Kanoa Igarashi, em uma decisão que rendeu polêmica. Ao aplicar um aéreo na competição, Igarashi conseguiu ultrapassar o brasileiro no fim com uma nota considerada injusta por muitos. Medina foi então para a disputa do bronze, onde foi derrotado pelo australiano Owen Wright.


Alfinetadas com Letícia Bufoni

Outra polêmica também marcou o dia a dia olímpico de Gabriel. O surfista e sua esposa alfinetaram a atleta do skate Letícia Bufoni após ela compartilhar em sua redes sociais uma brincadeira dos fãs com Yasmin e Gabriel. Na postagem, um usuário da internet dizia que Yasmin estaria com inveja que Bruno Fratus, da natação, pôde abraçar e beijar sua esposa, que também é sua treinadora, após conquistar a medalha de bronze. O surfista e a influenciadora chamaram Letícia de "biscoiteira", ou seja, quem quer chamar atenção, nas redes sociais. Já a skatista alegou que o atleta e a esposa "não sabiam brincar". Vale lembrar que Gabriel e Letícia já se consideraram melhores amigos, mas perderam a amizade com o tempo.


A ausência de vacina

Em agosto, o surfista ficou mais uma vez em evidência após correr o risco de perder uma etapa da WSL por não ter se vacinado. Gabriel não poderia competir em Teahupoo, no Taiti, por não estar imunizado. Ao ser cobrado pelo público, Gabriel afirmou que havia cometido um erro e que não tinha conseguido conciliar a vacinação com sua agenda de treinos. A etapa acabou não acontecendo por conta do aumento de casos de Covid. Gabriel já divulgou publicamente que está vacinado e tomou o imunizante durante suas férias.


A batalha judicial com a mãe

Em setembro, Gabriel Medina teve que fazer uma reconciliação judicial com sua mãe. Com a briga, o atleta deixou de repassar uma quantia mensal à Simone que correspondia a sua participação no Instituto Gabriel Medina de Esportes. Com a decisão na justiça, Gabriel passou o prédio do Instituto para o nome de sua mãe. O Instituto foi desmontado, e Simone botou o prédio à venda por 10 milhões de reais.

O tricampeonato mundial


Mesmo em um ano tão conturbado, Medina teve a maior conquista de sua carreira: o tricampeonato mundial de surfe. O atleta venceu em Trestles, na Califórnia, e realizou um sonho de criança de ser tricampeão. Medina bateu Filipe Toledo na final e ficou muito emocionado com a conquista. Ele agradeceu o apoio de seus fãs em suas redes sociais, e desabafou.


- A vida é muito louca, as vezes é difícil de entender certas coisas que vão acontecendo. Mas eu acredito que tudo tem um porque. E ontem foi um dia que muitas das minhas perguntas na minha cabeça foram respondidas e fez sentido. É o processo. Vivendo, aprendendo e evoluindo. Tem sido divertido essa caminhada. - comentou o atleta em suas redes sociais.

A reaproximação com o pai

Próximo ao fim do ano, Medina se reaproximou do pai Claudio Ferreira. Gabriel passou o Natal ao lado do pai e do irmão Felipe no Brasil. O surfista publicou fotos da festa familiar em suas redes sociais. Já a irmã caçula, Sophia Medina, postou uma foto que dizia que a família - ela, Simone e Charles - estava no Havaí passando as festas de fim de ano.

Gabriel Medina não passava o Natal com o pai biológico, Cláudio Ferreira, havia 20 anos.


A desistência das etapas do Havaí

Gabriel Medina confirmou que não vai competir no Havaí, onde acontecem as duas primeiras etapas desta temporada do Circuito Mundial de Surfe (WSL), a partir do dia 29 de janeiro. O atleta alegou que precisa preservar sua saúde mental e seu corpo, após uma lesão no quadril. Tricampeão mundial disse ter chegado ao seu limite para tomar a "decisão mais difícil da vida".




1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page