Lucas Pinheiro Braathen não completa slalom e Loic Meillard é medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026
- MDD Sports

- há 24 minutos
- 4 min de leitura
Lucas Pinheiro Braathen não completa slalom e Loic Meillard é medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026
Campeão Olímpico no slalom gigante, brasileiro voltou a competir nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, mas não completou o slalom. Suíço Loic Meillard venceu a disputa em Milano Cortina 2026; Giovanni Ongaro alcança top 30.

Foto de 2026 Getty Images | Alexis Boichard
Campeão Olímpico no slalom gigante, o brasileiro Lucas Pinheiro Braathen não completou a prova do slalom no esqui alpino. Ele sofreu uma queda logo na abertura da prova nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, em sua primeira prova após o título Olímpico nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026.
A vitória foi do suíço Loic Meillard, que completou as duas descidas com o tempo combinado de 1min53s61. O austríaco Fabio Gstrein levou a medalha de prata, 35 centésimos atrás, e o norueguês Henrik Kristoffersen garantiu a medalha de bronze com 1min54s74.
Atual líder da temporada 2025/2026 da disciplina na Copa do Mundo, o norueguês Atle Lie McGrath liderou a primeira descida, mas cometeu passou errado em um portão na segunda descida e ficou fora da classificação. Ouro em Beijing 2022, o francês Clement Noel caiu na segunda parte e também ficou de fora.
Sexto a descer e debaixo de bastante neve, Lucas começou forte e passou a primeira parcial 0.10s mais rápido que o então líder McGrath, além de 0.26s abaixo na segunda. No entanto, acabou caindo e não conseguiu completar a prova. Por isso, ele não participou da segunda descida do evento.
"A visibilidade foi difícil para ler o terreno, mas quando eu cheguei naquela parte, tentei ir com toda a velocidade e deixei a disciplina em casa. Só estava com intensidade e esse esporte é muito complexo. É a estratégia entre técnica e intensidade", comentou Lucas para o Sportv.
Giovanni Ongaro foi o melhor atleta brasileiro no slalom masculino. Ele completou a prova em 2min06s87 e terminou na 27ª posição – tinha sido o 31º na primeira parte. O resultado supera o segundo melhor resultado do Brasil no esqui alpino em Jogos Olímpicos de Inverno (30º de Nikolai Hentsch no slalom gigante em Turim 2006). Também é o melhor desempenho do país no slalom.
Christian Oliveira Soevik, outro brasileiro na disputa, também sofreu com as condições da pista e não completou a primeira descida. Mesma situação de Emeric Guerillot, de Portugal, e Winston Tang, de Guiné-Bissau. Os três ficaram fora da classificação final.
Agora, resta apenas uma prova para o encerramento do esqui alpino em Milano Cortina 2026. As mulheres participam do slalom nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, a partir das 6h no fuso horário de Brasília. A brasileira Alice Padilha estará presente e será a primeira brasileira na disputa em 12 anos.
Continue lendo para mais sobre os resultados do esqui alpino em Milano Cortina 2026.
Giovanni Ongaro sobe quatro posições na segunda descida e entra no top 30 do slalom
Dos três atletas brasileiros e cinco representantes lusófonos que competiram no slalom em Milano Cortina 2026, apenas um completou sua prova. Giovanni Ongaro, do Time Brasil, conseguiu sobreviver às condições desafiadoras da pista, subiu duas posições na pista na segunda descida e terminou na 27ª posição com 2min06s87.
Apenas o 57º a largar na primeira descida, ele completou o percurso em 1min04s66, terminando inicialmente na 32ª posição, mas ficando em 31º após a desclassificação de um rival. Ficou a uma colocação do top 30 que largaria primeiro na segunda parte da prova.
"A pista foi muito difícil e traiçoeira. Estou triste por estar em 32º e não entre os 30 primeiros, que são os primeiros a descer e não estou muito feliz. Mas estou feliz por ter terminado e representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno", comentou Giovanni para a CazéTV após a primeira volta.
Isso não o impediu, porém, de ganhar mais duas posições na pista com 1min02s21, a 26ª marca da segunda descida. Com as eliminações de Clement Noel e Atle Lie McGrath,
escalou quatro posições e subiu para a 27ª posição na classificação final.
Dos 95 esquiadores que largaram no slalom masculino em Milano Cortina 2026, apenas 39 completaram as duas passagens na difícil pista em Stelvio.
Giovanni Ongaro (BRA) na primeira descida do slalom no esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano Cortina 2026. Foto: Christian Petersen/Getty Images
Medalhas do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026
Após a realização de nove eventos.
Downhill – masculino – 7 de fevereiro (sábado)
🥇 Franjo von Allmen (SUI)
🥈 Giovanni Franzoni (ITA)
🥉 Dominik Paris (ITA)
Downhill – feminino – 8 de fevereiro (domingo)
🥇 Breezy Johnson (USA)
🥈 Emma Aicher (GER)
🥉 Sofia Goggia (ITA)
Combinado por equipes – masculino – 9 de fevereiro (segunda-feira)
🥇 Suíça – Franjo von Allmen (SUI) e Tanguy Nef (SUI)
🥈 Áustria – Vincent Kriechmayr (AUT) e Manuel Feller (AUT)
🥈 Suíça – Marco Odermatt (SUI) e Loic Meillard (SUI)
Dupla austríaca de Kriechmayr/Feller e suíça de Odermatt/Meillard empataram na somatória dos tempos das duas disciplinas (downhill e slalom). Por isso a medalha de prata foi dividida. Não houve bronze.
Combinado por equipes – feminino – 10 de fevereiro (terça-feira)
🥇 Áustria – Ariane Raedler (AUT) e Katharina Huber (AUT)
🥈 Alemanha – Kira Weidle-Winkelmann (GER) e Emma Aicher (GER)
🥉 Estados Unidos – Jacqueline Wiles (USA) e Paula Moltzan (USA)
Super-G – masculino – 11 de fevereiro (quarta-feira)
🥇 Franjo von Allmen (SUI)
🥈 Ryan Cochran-Siegle (USA)
🥉 Marco Odermatt (SUI)
Super-G - feminino - 12 de fevereiro (quinta-feira)
🥇 Federica Brignone (ITA)
🥈 Romane Miradoli (FRA)
🥉 Cornelia Huetter (AUT)
Slalom gigante - masculino - 14 de fevereiro (sábado)
🥇 Lucas Pinheiro Braathen (BRA)
🥈 Marco Odermatt (SUI)
🥉 Loic Meillard (SUI)
Slalom gigante - feminino - 15 de fevereiro (domingo)
🥇 Federica Brignone (ITA)
🥈 Sara Hector (SWE)
🥈 Thea Louise Stjernesund (NOR)
Sara Hector e Thea Louise Stjernesund fizeram os mesmos tempos nas duas descidas e, portanto, tiveram as mesmas somatórias. Por isso, a medalha de prata foi dividida, sem bronze.
Slalom - masculino - 16 de fevereiro (segunda-feira)
🥇 Loic Meillard (SUI)
🥈 Fabio Gstrein (AUT)
🥉 Henrik Kristoffersen (NOR)
FONTE:https://www.olympics.com
Acompanhe tudo ao vivo e fique por dentro do mundo esportivo:
Instagram: @mdd_sports
Facebook: MDD Sports
YouTube: MDD Sports
Site oficial: www.mddsports.com.br
Parceiros que fazem acontecer:
@toppet.tp
@mddartsvisual
@assecassessoriaeconomica&contábil
@loja_ebrasil
@2irmaosorquideas
@oficinadoorquidario
@jftimports
@oficial_jr.oliveira
@edinhorafful
@noticiasdoesporteoficial
@tvcidadelimeira





Comentários