Atual octacampeã de construtores colocou Russell e Hamilton atrás do monegasco da Ferrari; Verstappen ficou em quinto lugar
Mais rápido do primeiro treino livre, Charles Leclerc fechou a sexta-feira da F1 em Barcelona colocando a Ferrari novamente em vantagem. Anotando 1m19s670 em sua melhor volta no segundo treino livre, o monegasco ficou à frente de George Russell e Lewis Hamilton, resultado promissor para a Mercedes que trouxe um pacote radical de atualizações para seu carro no GP da Espanha.
Foto: Dan Istitene -
Leclerc coloca Ferrari na frente da RBR e lidera 1º treino no GP da Espanha
Terceiro na sessão anterior, Max Verstappen ficou apenas em quinto lugar, atrás de Carlos Sainz, companheiro de Leclerc na Ferrari. A única bandeira amarela do dia foi acionada por Valtteri Bottas, com problemas em sua Alfa Romeo.
Verstappen dominou boa parte da sessão até os tempos ficarem mais competitivos com a adoção dos pneus macios. O atual campeão mundial conseguiu bater o tempo provisório anotado por Sebastian Vettel, no centro da polêmica com as atualizações da Aston Martin (cujas semelhanças com o RB18, da RBR, chamam atenção). Porém, foi superado por Sainz e, em seguida, Leclerc.
Foi na segunda metade do treino que a até então discreta Mercedes começou a aparecer. Primeiro foi a vez de Russell, antes fora do top 10, anotar o segundo melhor tempo da sessão com 0s1 de desvantagem para Leclerc.
Depois dele, Hamilton subiu de 14º para terceiro, a 0s2 da volta do monegasco da Ferrari. E a octacampeã manteve o bom desempenho mesmo com os pneus médios, enquanto a escuderia começou a sofrer com o desgaste dos compostos macios e de faixa amarela.
A equipe alemã prometeu um pacote radical de atualizações para Barcelona. As modificações foram em sua asa dianteira, no assoalho (cuja borda ganhou um redesign) e no defletor traseiro e, segundo o chefe Toto Wolff, amenizaram consideravelmente os saltos do carro - o efeito porpoising.
Além disso, Hamilton e Russell fizeram suas primeiras trocas de componentes na unidade de potência - o motor de combustão interna, o turbo e o MGU-H, sistema que recupera energia térmica.
Resultado
O terceiro e último treino livre do GP da Espanha será neste sábado, às 8h (horário de Brasília). O ge acompanha em tempo real!
Pequenos sustos
A primeira bandeira amarela do fim de semana foi acionada por Valtteri Bottas. Quando começou a sair fumaça de seu carro, o finlandês relatou que "algo estava quebrado" na sua Alfa Romeo. Ele parou o monoposto na grama na curva 2 e a direção de prova manteve a sessão sob o safety car virtual até a remoção do veículo.
Norris também teve problemas ao passar por cima da zebra na curva 9 e falar com a McLaren, pelo rádio, que provavelmente danificou seu assoalho.
Comments