João Fonseca deixa escapar vitória contra 12º do mundo e é eliminado do Madrid Open
- MDD Sports

- 26 de abr.
- 2 min de leitura
João Fonseca deixa escapar vitória contra 12º do mundo e é eliminado do Madrid Open
Brasileiro cria boas oportunidades, desperdiça dez break points e é superado por americano Tommy Paul
04/2025
João Fonseca foi derrotado por Tommy Paul pela segunda rodada do Madrid Open neste sábado. O tenista brasileiro foi superado pelo americano por 2 sets a 0, parciais 7/6 (7) e 7/6 (3). Na 65ª colocação do ranking da ATP, Fonseca foi eliminado pelo adversário que é 12º do mundo. Apesar da inferioridade no ranking, o carioca criou boas oportunidades para vencer Tommy Paul, mas não conseguiu converter em vantagem dez oportunidades de break point.
Com o resultado, João iguala sua participação no Madrid Open em 2024, quando parou na segunda rodada e fez sua estreia em torneios Masters 1.000. Este é o terceiro torneio de saibro que o tenista disputa na temporada 2025. Em fevereiro, ele conquistou o título do ATP 250 de Buenos Aires e na semana seguinte parou na estreia ATP 500 do Rio de Janeiro.
Todos estes eventos servem de preparação para Roland Garros, em maio, quando João participará do segundo Grand Slam profissional da carreira.
O jogo
João Fonseca começou o primeiro set melhor, aproveitando a altitude da capital espanhola e fazendo a bola girar com pressão no fundo de quadra do adversário. O brasileiro foi quem criou todas as oportunidades de break point na parcial, foram seis ao todo.
Nos momentos de confirmar a vantagem, no entanto, Fonseca não conseguiu manter o rendimento. Por outro lado, ele sacou bem e não foi ameaçado em seus serviços. João jogou melhor durante toda a parcial e começou o tie-break da mesma forma. Ele chegou a abrir 4 a 2, mas foi superado por 9 a 7.
O segundo set exigiu paciência e resiliência de João Fonseca. O brasileiro precisou deixar para trás a sensação de frustração do primeiro set. Postado para contra-atacar nos momentos de fragilidade de Fonseca, Paul conseguiu sua única oportunidade de break point no jogo durante o início da parcial. O americano abriu 3 a 1, exigindo uma reação do carioca.
João manteve a direita pesada no fundo de quadro, explorando bem a paralela de Tommy Paul. Quando chegou à sua nona oportunidade de break point, Fonseca conseguiu confirmar a quebra para deixar tudo igual em 3 a 3.
A partida seguiu equilibrada até o final do set, quando João criou nova oportunidade de break point, desta vez para fechar a parcial. Quando Tommy sacava 4 a 5, Fonseca teve duas chances de set point para igualar o jogo e prolongar a decisão. O americano, no entanto, voltou a se defender bem, salvando os dois breaks. O set novamente foi decidido no tie-break, dessa vez com maior facilidade para Paul, que venceu por 7 a 3.

João Fonseca x Tommy Paul Madrid Open — Foto: Juan Medina/Reuters





Comentários