top of page
Foto do escritorMDD Sports

Jordan Chiles devolverá medalha de bronze conquistada no solo em Paris

Jordan Chiles devolverá medalha de bronze conquistada no solo em Paris

De acordo com o COI, medalha será repassada à Ana Barbosu. Nota da norte-americana caiu de 13.766 para 13.666 e bronze ficou com a romena


A ginasta norte-americana Jordan Chiles deverá devolver a medalha de bronze que recebeu na final do solo da ginástica artística nas Olimpíadas Paris 2024. A informação é do Comitê Olímpico Internacional (COI), depois de a Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciar, no sábado, que Ana Barbosu terminou em terceiro na final do solo da ginástica.


Jordan Chiles havia ficado com o terceiro lugar no pódio, mas teve sua nota revista após decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS). Em uma postagem, a ginasta norte-americana disse que vai se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental.

Foto: Ulrik Pedersen/DeFodi Images via Getty Images

Em comunicado, o COI informou que está em contato com o Comitê Olímpico dos Estados Unidos para tratar da devolução da medalha e com o Comitê Olímpico da Romênia para discutir a cerimônia de realocação do bronze para a atleta Romena.


A atleta norte-americana postou nos stories do Instagram, onde tem 1, milhão de seguidores, emojis de corações partidos. Na publicação seguinte, ela disse que vai se afastar das redes sociais para cuidar da saúde mental.


"Estou tirando um tempo e me afastando das redes sociais pela minha saúde mental. Obrigado".

Entenda o caso


Após a audiência deste sábado na qual ouviu as partes envolvidas, o CAS considerou irregular o acréscimo de 0.100 dado à nota de Jordan Chiles depois de um recurso pedido pela delegação dos EUA. Esse acréscimo permitiu que a ginasta americana superasse as duas romenas. Sem ele, Chiles fica na quinta posição, com 13.666.


A irregularidade, segundo o tribunal com sede na Suíça, ocorreu porque o recurso foi pedido depois do prazo estabelecido no regulamento, que é de um minuto após o anúncio da nota.


Com a decisão, Ana Barbosu, que recebeu a nota 13.700 em sua apresentação, passa a ser a terceira colocada. Sabrina Maneca-Voinea tirou a mesma nota de sua compatriota, mas fica em quarto lugar pelos critérios de desempate.



Veja a nota da federação:

"Após a publicação da decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS), a FIG confirma que os resultados da final do solo da ginástica artística feminina, do dia 5 de agosto de 2024, foram alterados em concordância com a decisão:


- A nota inicial de 13.666 dada a Jordan Chiles (EUA) foi restabelecida.

- O ranking da final do solo da ginástica artística feminina foi modificado com Ana Barbosu (Romênia) terminando em terceiro com a nota de 13.766".


Fonte;ge.globo



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page