Jogo com o Palmeiras, visita ao CT e papo com técnico do Bragantino: saiba o que Klopp fará em passagem pelo Brasil
- MDD Sports
- 27 de jan.
- 4 min de leitura
Jogo com o Palmeiras, visita ao CT e papo com técnico do Bragantino: saiba o que Klopp fará em passagem pelo Brasil
Alemão fica no país nesta semana para conhecer a estrutura do Massa Bruta; primeiro compromisso é duelo contra o Alviverde, nesta terça-feira, 28, no Allianz Parque
Após fazer história como técnico do Liverpool nos últimos anos, o alemão Jürgen Klopp começou 2025 com emprego novo: ele assumiu o cargo de chefe global de futebol da Red Bull e passa a ser uma espécie de mentor dos cinco clubes da marca austríaca - incluindo o Bragantino, no Brasil.
Com o Massa Bruta, Klopp terá o primeiro contato direto a partir desta terça-feira, 28, quando chega ao Brasil para conhecer o clube de Bragança Paulista.
A primeira atividade do alemão será assistir ao jogo do Braga contra o Palmeiras, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista, às 19h30 desta terça-feira, 28, no Allianz Parque. A tendência é que Klopp esteja em um dos camarotes do estádio palmeirense para acompanhar o jogo de perto.
a passagem de Jürgen Klopp pelo Brasil deve durar de três a quatro dias. Até ir embora, ele também deve assistir ao jogo do Bragantino contra o Novorizontino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, na próxima sexta-feira (31), às 19h30.
No intervalo entre os dois jogos do clube pelo Paulistão, Klopp também conhecerá o CT do Braga, que fica em Atibaia - o Centro de Performance e Desenvolvido (CPD) foi inaugurado no ano passado e conta com uma grande estrutura.
Durante a visita ao CT, o alemão conversará com o técnico Fernando Seabra e com o diretor esportivo Diego Cerri. Ainda não está decidido se ele vai falar com o elenco do Bragantino.
A ideia é que, nesta primeiro encontro no Brasil, Klopp não introduza novos métodos de trabalho - apenas observe como o clube, a infraestrutura e os treinos funcionam.
O objetivo é que o profissional se familiarize com a cultura de futebol no Brasil e no próprio Bragantino.Por ora, não há entrevista coletiva prevista ou qualquer atividade aberta à mprensa ou à torcida.

Jürgen Klopp, em treino dos veteranos do Borussia Dortmund — Foto: Divulgação
Novo emprego de Klopp
Klopp assumiu o novo cargo no início de janeiro e, neste primeiro momento, está visitando os clubes que são controlados pela empresa austríaca. Além do Red Bull Salzburg, na Áustria, e do alemão RB Leipzig, com os quais ele já estava mais familiarizado, completam o grupo o New York Red Bulls, dos EUA, e o RB Omiya Ardija, do Japão.
Depois de nove anos de sucesso como treinador do Liverpool, Klopp decidiu deixar o clube inglês ao fim da temporada 2023/24, sem planos imediatos para o futuro. No fim do ano passado, aceitou o convite para gerenciar os clubes da Red Bull pelo mundo.
ele será uma espécie de ‘mentor’ dos clubes da Red Bull. O alemão não participará do dia a dia dos times, mas será um apoio aos diretores esportivos de cada equipe e também ajudará a desenvolver novos técnicos. Um dos objetivos é que ele use a experiência que tem para ajudar com orientações gerais no futebol do projeto da Red Bull.
Isso não significa que os clubes da Red Bull deverão começar a jogar com o estilo tático do ex-treinador alemão, já que o projeto conta com estilo e filosofia próprios para todos os times do conglomerado.
Jürgen Klopp deve ter um papel parecido com o que teve Ralf Rangnick, ex-técnico interino do gigante Manchester United, da Inglaterra.
Entre 2019 e 2020, Ralf Rangnick foi consultor do projeto da marca com o Bragantino. Quando o Massa Bruta passou a ser gerenciado pela empresa austríaca, Ralf havia acabado de deixar o cargo de técnico do Leipzig-ALE, também controlado pela Red Bull, e virou o consultor geral dos clubes da marca. Ele não chegou a mudar para o Brasil, mas fazia a consultoria à distância.
Como consultor geral, Ralf era o ponto central nas reuniões de trocas de informações entre as diretorias dos times da empresa. Nessa consultoria, ele chegava até a dar opiniões sobre contratações.
Com o Bragantino, ele não tinha o poder de decisão para a contratação ou não de um jogador, por exemplo.
Ele era consultado, dava opinião se o atleta tinha o perfil para se encaixar na filosofia do time, mas a decisão de contratar ou não era exclusivamente da diretoria do Massa Bruta.
Outro nome importante que faz parte do projeto é o do ex-atacante alemão Mario Gómez, que já visitou o Bragantino e se envolve com o dia a dia do futebol dos clubes da Red Bull.
Klopp começou na nova função neste mês. De acordo com a empresa, ele não participará do dia a dia dos clubes, mas será um apoio aos diretores esportivos de cada equipe e ajudará a desenvolver novos técnicos.
- Ele também aproveitará sua ampla rede de contatos para ajudar a buscar talentos destacados e contribuir com a formação e o desenvolvimento dos treinadores - diz um comunicado da Red Bull.
Jürgen Klopp
Jürgen Klopp deixou o Liverpool no fim da última temporada, em maio de 2024, após oito anos e meio no clube.
Foram 489 jogos, 298 vitórias e 109 derrotas, além de oito títulos conquistados, por todas as seis competições possíveis, incluindo a Champions League. Ele é o quarto treinador com mais jogos à frente do clube inglês.
Atualmente ele tem 57 anos e também teve destaque dirigindo o Borussia Dortmund, da Alemanha.
Comments