Brasileiras ganham posições em relação à largada. Elas voltam a competir na próxima quarta-feira
Foto: Getty Images
Desta vez o percurso era ainda mais desafiador. Nos 10km de subidas e descidas do esqui cross country estilo clássico, Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera foram além das expectativas. A veterana ganhou nove posições e terminou em 82º lugar, enquanto a estreante em Olimpíadas, que competia nesta distância apenas pela terceira vez na vida, foi a 90ª colocada.
- Minha primeira prova foi nesse estilo clássico, em Turim, 2006. Muita coisa na cabeça. Eu não sabia nem colocar o esqui nos pés em 2006. Sinceramente. Eu só tinha três meses de neve. E enfrentar um percurso desses e dar tudo o que eu tinha. É um percurso muito exigente fisicamente. Muito feliz de poder entregar tudo o que pude na pista - disse Jaque, ao sportv2.
As duas se despedem dos Jogos de Pequim 2022 na próxima quarta-feira, dia 16 de fevereiro, quando voltam ao Centro de Cross Country de Zhangjiakou para a disputa do sprint em equipe clássico.
- Ainda tem uma prova que vai ser muito emocionante com a Duda. Uma prova que a gente nunca participou. Vai ser duríssima, é uma prova que vamos para a morte mesmo. Vai ser uma honra muito grande. Muito feliz de ter outra atleta representando nosso país, crescendo cada vez mais. Com toda essa dedicação, estamos abrindo portas para o esporte de inverno no Brasil. É gratificante.
A campeã dos 10km nesta quinta-feira foi a norueguesa Therese Johaug, que completou o percurso em 28min06s3. Este foi o segundo ouro dela na China, após ter sido campeã no esquiatlo, e a quinta medalha olímpica da carreira. As finalandesas Kerttu Niskanen (+0s4) e Krista Parmakoski (+31s5) completaram o pódio.
Ao todo 98 atletas de 37 países participaram da prova. Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera foram a 91ª e a 93ª a entrarem no percurso, respectivamente. Jaque começou bem forte, completando todas as parciais da primeira volta de 5km com o 83º melhor tempo. Ela ainda ganharia uma posição na segunda metade, e fecharia a disputa 8min08s3 atrás da campeã, com o tempo de 36min14s6.
Para Duda a dificuldade era ainda maior. Até então a atleta de 17 anos tinha competido na distância em apenas duas ocasiões, já que as provas dos juvenis têm no máximo 5km. Mesmo assim Duda teve um bom desempenho, ficando 10min52s4 atrás de Johaug, com 38min58s7. Um 90º lugar que a deixou com sorriso largo no rosto.
- É uma prova bem dura. Nas primeira volta, achei que não fosse conseguir terminar. É muito dura, muitas subidas. Mas fiz pela minha família e estou muito, muito feliz por conseguir terminar a prova. (...) A minha cabeça está ficando totalmente diferente porque sou uma atleta olímpica. Mentalmente, estou evoluindo demais aqui. Isso é muito bom para mim e para o meu nível - disse Duda ao sportv2.
Kommentare