top of page
Foto do escritorMDD Sports

F2: Theo Pourchaire é campeão com 5º lugar em Abu Dhabi


Francês crava título com uma única vitória na temporada, superando o rival Frederik Vesti em 11 pontos na tabela. Jack Doohan venceu corrida 2 em Yas Marina, seguido por Victor Martins e Vesti


A disputa pelo título da F2 2023 se estendeu até a última corrida da etapa de Abu Dhabi após Frederik Vesti levar a melhor na corrida 1. Mas o troféu enfim foi definido neste domingo: Theo Pourchaire chegou em quinto na vitória de Jack Doohan na corrida 2 e sagrou-se campeão. Victor Martins chegou em segundo, cravando o título de construtores da ART Grand Prix; Vesti fechou o pódio da prova


Com a colocação em Yas Marina, Pourchaire somou dez pontos e chegou a 203 pontos na tabela. Vesti, seu rival direto na briga, marcou mais 15 pontos em terceiro - número insuficiente para neutralizar a vantagem do francês. Os dois, que protagonizaram briga eletrizante no fim, terminaram separados por 11 pontos na tabela: 203 a 192.

Foto: Clive Rose/Getty

O título de Pourchaire coloca a França novamente no topo da categoria de acesso; o último campeão havia sido Pierre Gasly, hoje piloto da Alpine na F1, na GP2 2016. Theo venceu uma única corrida na temporada, na prova principal da etapa do Bahrein.


A corrida

Antes mesmo da largada, Vesti e Pourchaire apostaram em estratégias distintas: saindo em nono, o dinamarquês calçou médios; o francês, em 14º, optou por macios. Doohan converteu a pole position em uma boa largada e manteve a ponta. Logo atrás, Kush Maini deu o bote em Victor Martins e subiu para terceiro. Pourchaire ganhou três posições e Vesti, uma.


A ART chamou Pourchaire na volta 7 para trocar para os médios, e quem largou de macios entrou na volta seguinte; Theo também passou Bearman e Hauger antes do líder Doohan parar, na volta 10. Victor Martins, então, assumiu a ponta da corrida 2.


Na volta 18, Doohan puxava a fila dos pilotos que já haviam parado e se aproximava do pelotão da frente quando Bearman quebrou. Com uma falha no motor, o britânico levou o carro até a entrada do pit lane, que ficou temporariamente fechada.


Com um pit stop obrigatório pendente, Vesti ouviu o aviso na volta 21 de que os três giros seguintes seriam cruciais - e que ele precisaria de três décimos em cada um deles. Duas voltas depois, a Prema chamou o dinamarquês, que calçou pneus macios antes de retornar à pista em nono, imediatamente atrás de Pourchaire. As paradas de Martins e Arthur Leclerc reinstauraram as posições originais.


A disputa mais eletrizante da prova - e talvez a mais importante da temporada - ficou para a reta final da corrida 2 em Abu Dhabi. Vesti se aproximou de Pourchaire a ponto de abrir o DRS, subiu para sexto, mas o francês retrucou e retomou a posição na curva 9. Maini também se envolveu brevemente na briga, e o piloto da ART chegou a extrapolar a pista ao tentar o bote sobre Kush.


Após novas trocas de posição entre os rivais, Vesti ficou à frente e partiu em busca dos rivais à frente. O piloto da Prema passou Iwasa, mas foi travado por um safety car virtual instaurado após Joshua Mason parar na reta oposta. Na volta final, o dinamarquês conseguiu a manobra sobre Maloney, cravando a posição final no pódio - os dois até se tocaram na ultrapassagem.


O terceiro lugar, entretanto, não era suficiente para Vesti. Dois postos atrás, Pourchaire cruzou em quinto aos prantos e, campeão, ouviu a ART celebrar pelo rádio que a missão havia sido cumprida. Com o título, Theo coloca a França novamente no topo da categoria de acesso após a conquista de Pierre Gasly, hoje piloto da Alpine na F1, na GP2 de 2016.


A F2 vai retornar junto com a F1, em 2 março de 2024, para a etapa de Sakhir, no Bahrein. A categoria de acesso à elite terá 14 etapas e vai terminar novamente no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. Veja todas as datas da F2 2024 aqui.


Fonte;ge.globo


1 visualização0 comentário

Kommentarer


bottom of page