top of page

F1 confirma calendário e formato da Academy para temporada 2023

Foto do escritor: MDD SportsMDD Sports

Categoria exclusivamente feminina terá 21 corridas alocadas em sete fins de semana, servindo de apoio à F1 em Austin, nos Estados Unidos


A temporada de estreia da F1 Academy, categoria de base exclusivamente feminina, já tem suas datas definidas. Ao todo, serão 21 corridas em 2023 distribuídas em sete fins de semana, servindo de apoio à F1 apenas na última etapa do cronograma.


O ano começa para as 15 pilotos nos dias 28 e 29 de abril, em Spielberg, na Áustria. Na sequência, a categoria de formação passará por Valência e Barcelona (Espanha), Zandvoort (Holanda), Monza (Itália) e Le Castellet (França). A primeira temporada da F1 Academy terá fim no dia 22 de outubro, em Austin, nos Estados Unidos.


A F1 Academy terá cinco equipes - ART Grand Prix, Campos Racing, Carlin, MP Motorsport e Prema Racing -, com três pilotos cada. Até agora, seis competidoras já foram confirmadas: Abbi Pulling (Carlin), Lena Buhler (ART), Jessica Edgar (Carlin), Bianca Bustamante (Prema), Nerea Martí (Campos) e Carrie Schreiner (ART).

Foto: Divulgação/F1

As mulheres vão às pistas para testes iniciais nos dias 11 e 12 de abril, em Barcelona. Ao longo de 2023, serão anunciadas mais 13 datas voltadas à testagem dos monopostos.


Entenda o formato

Com três corridas por fim de semana, cada etapa terá duas sessões de treinos livres com 40 minutos cada, seguidas por duas classificações com 15 minutos cada. A primeira sessão classificatória define o grid da corrida 1, enquanto a segunda vai determinar o alinhamento da corrida 3. As pilotos que marcarem a pole position nas duas classificações receberão dois pontos no campeonato.


O grid da corrida 2 será formado pela inversão do top 8 da classificação 1 - a pole position, por exemplo, largará da oitava colocação. A partir do nono lugar, as pilotas manterão as posições estabelecidas na pista.


As corridas 1 e 3 terão 30 minutos e vão conceder 25 pontos à vencedora, seguindo a mesma ordem de pontuação da F1 até a décima colocação. A corrida 2 será ligeiramente mais curta, com 20 minutos, e com um sistema de pontos diferente: quem levar a melhor receberá 10 pontos e apenas o top 8 pontua.


Em todos os três casos, será concedido um ponto extra à piloto que estabelecer a volta mais rápida da corrida - desde que a competidora termine entre as 10 mais bem colocadas.


Fonte;ge.globo


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page