top of page

Ex-Galo e Corinthians festeja “melhor trabalho como treinador” ao levar caçula do Paulista à Série D

  • Foto do escritor: MDD Sports
    MDD Sports
  • 24 de fev.
  • 3 min de leitura

Ex-Galo e Corinthians festeja “melhor trabalho como treinador” ao levar caçula do Paulista à Série D

Guilherme Alves, que está na segunda temporada pelo Velo Clube, se declarou ao time após vitória contra Água Santa: "Faz parte da minha vida"


O técnico Guilherme Alves classificou a permanência do Velo Clube na elite do Campeonato Paulista e a conquista de uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D em 2026, feito inédito no clube, como o principal trabalho dele como treinador. Neste ano, o time de Rio Claro (SP) disputou a primeira divisão estadual pela segunda vez - a única, até então, havia sido em 1979.




Mantido neste ano, deixou o Velo na 11ª colocação geral, com 13 pontos. Foram três vitórias: Santos, Inter de Limeira e Água Santa, quatro empates, entre eles com o São Paulo, em Brasília (DF), e cinco derrotas.


- Foi o melhor trabalho meu como treinador. Tenho uma passagem importante no Novorizontino, de três anos, o Vila Nova na Série B de 2016, salvar do rebaixamento também. Todo mundo fala que meus anos no Novorizontino foram os melhores na carreira, mas o Novorizontino tinha estrutura, tinha dinheiro. Eu sempre disse que meu trabalho foi essa Série B no Vila Nova, de escapar do rebaixamento faltando algumas rodadas, mas esse trabalho aqui hoje no Paulista com o Velo Clube se torna o meu maior trabalho como treinador. Diante das dificuldades que tivemos na montagem do elenco, um início muito complicado, muito ruim, com jogos duros, mas nosso ambiente de trabalho, relacionamento de treinador com atletas, que sempre foi excepcional e nunca tive problema de trabalho. Essa união nossa nos levou, nos tirou, nos deu força para sair do momento difícil.


Ainda sem confirmação de calendário no segundo semestre de 2025 – o time pode disputar a Copa Paulista -, o Velo Clube deve ter desmanche no elenco, com jogadores na mira de clubes da Série B. Artilheiro do time, o atacante Daniel Amorim vai por empréstimo para o Operário-PR, já que tem contrato até o ano que vem.


- Foi um trabalho único. Estou feliz demais pelos meus atletas, saber que tem gente que saiu da Copa Paulista ano passado para jogar Paulistão, que vai para Série B, jogador que jogou Série C, Série D e vai para Série B.


Isso para mim é o mais gratificante, o crescimento dos atletas. E o entendimento de que tudo pode na vida. É só acreditar, dedicar, treinar e se cuidar. Isso é o mais importante, porque 99% dos atletas que jogaram esse ano pelo Velo nunca tinham jogado o Paulistão.


A permanência de Guilherme Alves também é incerta, inclusive, para 2026. O treinador, no entanto, afirmou que o Velo é prioridade na carreira dele.


- O Velo hoje faz parte da minha vida e o Guilherme, hoje, faz parte da vida do Velo. Gostem ou não. Isso não dá para desvencilhar uma coisa da outra. Muitas coisas conquistadas. Mérito dos jogadores, repito. Um acesso depois de quase 50 anos, conseguimos uma vitória contra um time grande e colocamos o Velo em um Campeonato Brasileiro. Essa semana já tive três contatos, três propostas, mas agora nesse momento eu preciso descansar a cabeça, porque esse campeonato foi muito duro, emocionalmente muito complicado. A primeira opção vai ser sempre o Velo – explicou.


Questionado sobre ser considerado o maior treinador da história de 114 anos ano do Velo Clube, o técnico evitou se rotular dessa forma.


- Eu não me considero maior que ninguém. As coisas são muito imediatistas. Eu, quando conquistei os acessos e disputei o Paulistão com o Novirzontino, e caíam seis e ficamos, eu fui considerado pela torcida o treinador da década.


Obviamente com os resultados que trouxemos, junto com os atletas, fizeram a gente entrar nessa discussão. Isso faz parte do futebol. Obviamente eu sei e não posso ser hipócrita de dizer que não, mas eu sei que estou na história do Velo, mas respeito muito quem passou por aqui – disse.



VEJA FOTOS A SEGUIR:





1- Guilherme Alves, técnico do Velo Clube, após jogo que garantiu time na Série D de 2026 — Foto: Matheus Sciamana/Velo Clube



2- Guilherme Alves, técnico do Velo Clube, após jogo que garantiu time na Série D de 2026 — Foto: Filippo Ferrari/Velo Clube







3- Guilherme Alves festeja com torcida após permanência do Velo Clube no Paulistão e vaga na Série D — Foto: Filippo Ferrari/Velo Clube







4- Guilherme Alves, técnico do Velo Clube, após jogo que garantiu time na Série D de 2026 — Foto: Filippo Ferrari/Velo Clube


Comments


logo mdd sports novo.png


Rua Três Bandeirantes, 8 - sala 7,  Centro São Sebastião - SP

MDDSports - 2016 - 2022 - Desenvolvido por Victor Lanzilote

bottom of page