Em 2017, Verdão foi eliminado nas oitavas de final pelo rival desta quarta-feira. Depois disso, fez a melhor campanha da primeira fase em quatro anos e venceu a competição duas vezes
O Palmeiras visita o Barcelona, no Equador, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.
O adversário serviu como ponto de virada para o Verdão viver sua grande fase na história da competição. Em 2017, a equipe de Guayaquil eliminou o Palmeiras, nas oitavas de final, nos pênaltis.
A Libertadores era a grande obsessão alviverde naquele período, depois das conquistas da Copa do Brasil, em 2015, e do Brasileiro, em 2016. Após a eliminação precoce, o então presidente Maurício Galiotte falava em vencer num futuro próximo a competição continental.
Foto: César Greco/Agência Palmeiras
– A torcida do Palmeiras pode ter confiança de que vamos ganhar a Libertadores. Temos de disputar, quanto mais vezes melhor. Em algum momento vamos ganhar. No ano passado, saímos na primeira fase. Neste ano, ano evoluímos um pouquinho... Não está bom? Óbvio que não está. Torcida está chateada, nós também, mas temos de ter consciência de que o trabalho tem de continuar – disse o mandatário, em 2017.
Nas edições seguintes, a história do Palmeiras começou a mudar. Em 2018 e 2019, a equipe chegou na semi e quartas de final, respectivamente, mas em ambas fez a melhor campanha da fase de grupos.
Em 2020, o Verdão também fechou a primeira fase com a melhor campanha e conquistou o título, após bater o Santos na final, no Maracanã. No ano seguinte, o Palmeiras chegou ao bicampeonato, em cima do Flamengo, em Montevidéu.
Semifinalista na última edição, o Verdão teve em 2022 a melhor campanha da história da fase de grupos: 100% de aproveitamento, com 25 gols marcados e três sofridos.
Os números alviverdes na Libertadores depois da eliminação para o Barcelona confirmam o domínio continental: 32 partidas, com 27 vitórias, dois empates e três derrotas. São 92 gols marcados e apenas 23 sofridos.
Com presença recorrente na Libertadores desde 2016, o Palmeiras bateu o recorde de participações consecutivas no torneio entre brasileiros (oito).
O Verdão é, também, a equipe do país com mais títulos (três, junto de Flamengo, Grêmio, São Paulo e Santos), mais finais (seis, assim como o São Paulo), mais participações (23), mais jogos (224), mais vitórias (126) e mais gols (432).
Depois de perder na estreia de 2023 para o Bolívar, com reservas, fora de casa, o Palmeiras venceu o Cerro Porteño de virada na segunda rodada. O time de Abel Ferreira ainda é o lanterna da chave, mas pelo saldo de gols, já que as quatro equipes têm três pontos cada.
O jogo desta quarta está marcado para o estádio Monumental Banco Pichincha. A TV Globo vai transmitir o duelo, e o ge fará o relato em tempo real.
Fonte;ge.globo
コメント