Filipe Toledo e João Chianca já estão garantidos nos Jogos de Paris 2024, mas Brasil ainda pode conquistar uma terceira vaga pelo Isa Games
Filipe Toledo e João Chianca carimbaram uma temporada vitoriosa no Circuito Mundial de Surfe com duas vagas garantidas na decisão do Título Mundial em Trestles, na Califórnia. Após a décima etapa da WSL, Filipinho terminou em primeiro lugar do ranking, enquanto o Chumbinho ficou com a quarta posição. Como eles foram os dois brasileiros mais bem ranqueados neste ano, já estão garantidos nas Olimpíadas em Paris em 2024. O Brasil ainda pode conquistar uma terceira vaga para os Jogos - que serão disputados em Teahupoo, no Taiti - mas vai depender de uma eventual vitória no Isa Games de 2024 em Porto Rico.
Foto: WSL / Beatriz Ryder
Filipe Toledo já tem sua vaga carimbada nos Jogos de Paris 2024 desde a etapa de J-Bay. O desempenho impecável do brasileiro em toda a temporada o garantiu com antecedência na briga pela segunda medalha Olímpica de surfe da história. A segunda vaga foi disputada até os momentos finais da etapa de Teahupoo, no Taiti - última antes do Finals. Gabriel Medina, Yago Dora e João Chianca brigaram diretamente por um lugar entre os cinco melhores do ranking - e consequentemente pela outra vaga brasileira nas Olimpíadas. No fim das contas, Medina perdeu na final para Jack Robinson, deixando o caminho livre para João Chianca.
Mas nem tudo está perdido para Gabriel Medina. O Brasil ainda vai disputar uma terceira vaga no Isa Games de 2024 em Porto Rico, que será realizado entre os dias 22 de fevereiro e 2 de março. Caso os brasileiros conquistem o título do evento, mais uma vaga será disponibilizada para o país. E tem outro ponto importante: o surfista vencedor do Isa Games não - necessariamente - estará classificado para os Jogos. A CBSurf, Confederação Brasileira de Surf, será responsável por definir o critério que definirá quem será o representante desta possível terceira vaga.
Esta pode ser uma grande oportunidade para alguns brasileiros em especial: Gabriel Medina, Italo Ferreira e Miguel Pupo. O tricampeão mundial tem um retrospecto impressionante na praia de fundo de coral com formação de tubos perfeitos para a esquerda. De lá para cá, foram sete participações no Taiti pela WSL. Medina só não avançou à final em uma ocasião, em 2016, quando parou nas semifinais. Ele venceu a etapa em 2014 e 2018 e foi vice-campeão em 2015, 2017, 2019 e 2023.
Miguel Pupo também pode entrar na mira da CBSurf. O surfista de Maresias foi campeão em Teahupoo - palco do Jogos Olímpicos 2024 - na última temporada e já provou que tem facilidade nos tubos para a esquerda. Italo Ferreira é outro nome forte do Brasil. O atleta de Baía Formosa venceu os Jogos em Tóquio e se consagrou como o primeiro medalhista Olímpico da história do surfe. Além destes três, Yago Dora, Caio Ibelli e Jadson Andre completam a lista dos brasileiros no tour.
Fonte;ge.globo
Comentarios