Sérvio perde por 2 sets a 0 e vai ser ultrapassado por Daniil Medevdev na próxima semana, já que o russo já garantiu vaga nas quartas de final em Acapulco
Imagem: Getty Images
Novak Djokovic está eliminado do ATP 500 de Dubai depois de perder por 2 sets a 0 para o tcheco Jiri Vesely, parciais de 6/4 e 7/6, nas quartas de final do torneio dos Emirados Árabes Unidos e vai sair do topo do ranking mundial.
É a primeira vez após 84 semanas que o sérvio sai da liderança. Como Daniil Medvedev já está nas quartas de final do ATP 500 de Acapulco, garantindo ao menos o mesmo resultado que Nole, o russo será o novo número 1 do mundo na próxima semana, mesmo em caso de derrota para Nishioka, hoje às 20h.
Será também a primeira vez em 931 semanas que um número 1 do mundo não se chama Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic ou Andy Murray. Vesely enfrentou Djokovic duas vezes na carreira e venceu ambas (Monte Carlo em 2016 e Dubai em 2022).
"Ontem depois do jogo eu brinquei que não queria manchar meu histórico contra o DJokovic, mas não esperava ganhar de novo. Acho que é ótimo para o tênis ter alguém novo no topo", afirmou Vesely.
O jogo
No duelo entre o atual líder do ranking mundial e o número 123, foi o tcheco Jiri Vesely quem começou melhor. Djokovic errou mais do que o normal e viu o adversário conseguir a quebra de saque logo no primeiro game da partida.
Mas Novak Djokovic não é o número um do mundo a toa. O sérvio conseguiu encontrar ritmo em quadra para confirmar o game no serviço do adversário, empatar e virar a partida na sequência para 3/2. Mas Jiri realmente parece ser a pedra no sapato do sérvio e voltou à frente, com nova quebra, abrindo 5/3.
Vesely só teve o trabalho de confirmar para vencer o primeiro set por 6/4, o primeiro período perdido por Djoko em 2022. O sérvio começou o segundo período tentando empurrar o tcheco mais para o fundo da quadra e teve sucesso em alguns momentos, mas Vesely conseguiu manter o nível de trocação de bolas e manter o jogo equilibrado.
O Vesely novamente soube se defender e tirar o melhor do mundo da zona de conforto. Sacando bem e alternando o ritmo da partida constantemente, Jiri quebrou novamente o Nole e abriu 5/3, caminhando para a vitória.
Mas vencer Novak Djokovic não é tão simples. Ninguém é tão eficiente nas bolas decisivas como o sérvio e foi exatamente o que ele mostrou. Sacando para o jogo, o tcheco sofreu a quebra e levou a virada para 6/5, com a pressão de sacar para levar o set para o tiebreak.
No tiebreak, Vesely mostrou a tranquilidade que não teve anteriormente, conseguiu dois minibreaks e garantiu o triunfo por 7 a 4, fechando a partida.
Comments