Sânia Lima conquistou duas medalhas de bronze nos jogos Pan-americanos do Chile, este ano, e é a brasileira melhor posicionada no ranking mundial da modalidade
Dez anos após a irmã mais velha, Sâmia Lima, receber o Prêmio Brasil Olímpico na categoria ‘melhores atletas dos Jogos Escolares da Juventude”, a piauiense Sânia Lima foi eleita a melhor atleta brasileira do ano no badminton.
Em sua melhor temporada da carreira, Sânia conquistou duas medalhas de bronze no Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, nas duplas femininas e mistas. O anúncio foi realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que premiou também David Silva, parceiro da piauiense nas duplas.
Foto: Reprodução / Instagram
Conquistas de Sânia Lima na temporada 2023
Medalha de prata duplas mistas no V El Salvador Internacional Challenge de badminton
Medalha de bronze duplas mistas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Medalha de bronze duplas femininas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Medalha de ouro duplas mistas no Brasil International Séries 2023
Medalha de bronze duplas mistas XXVI YONEX Pan Am Individual Championships 2023
Ao lado do parceiro de dupla, Sânia ocupa atualmente a posição de número 49 no ranking mundial, a melhor de um brasileiro na corrida para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Exatamente dez anos atrás, o prêmio era concedido à irmã mais velha de Sânia, Sâmia Lima. Naquela época, Sâmia foi premiada pelo desempenho nos Jogos da Juventude - 12 a 14 anos, onde havia conquistado dois ouros e uma prata. Sâmia, assim como a caçula, hoje faz parte da seleção brasileira do esporte e também esteve nos jogos Pan-Americanos, em Santiago mas não conquistou medalha.
Sâmia e Sânia iniciaram no badminton em 2010. A irmã mais velha iniciou na modalidade aos 12 anos, por influência de uma amiga que praticava o esporte. Sânia também se interessou pela combinação “peteca-raquete”, logo em seguida, e aos sete anos descobriu o esporte que a faria conhecer o mundo. Atualmente, as duas representam a seleção brasileira de badminton nas principais competições internacionais.
No último final de semana, Sânia conquistou a medalha de bronze Nas duplas mistas, ao lado de David Silva, no V El Salvador Internacional Challenge de badminton. O último desafio da piauiense na temporada será pelo Canadian International Challenge, na cidade de Markham.
Mas o parentesco dentro de quadra não é privilégio das irmãs Lima. Medalhista de prata no Pan-Americano de Santiago, o também piauiense Fabrício Farias subiu no pódio quatro anos atrás com o irmão Francielton, quando juntos conquistaram o bronze. Outros casos de irmãos também são comuns no esporte, que tem os principais atletas saídos de projetos sociais em comunidades.
O Piauí se destaca no cenário nacional do badminton. Dos oito atletas convocados para representar o país nos jogos de Santigo, cinco são do estado.
Melhores posições de atletas piauiense no ranking mundial de badminton
Sânia Lima, duplas mistas: 49ª posição
Juliana Viana e Sânia Lima: 49ª posição
Fabrício Farias e Jaqueline Lima, duplas mistas: 53ª posição
Jaqueline Lima e Samia Lima, duplas femininas: 53ª posição
Juliana Viana, simples feminina: 53ª posição
O 'time piauiense' de badminton volta suas atenções agora para os Jogos Olímpicos de Paris, no próximo ano. A classificação para as olimpíadas será baseada na posição ocupada no ranking mundial. As competições que garantem pontos na corrida por uma vaga seguem até abril do próximo ano.
Fonte;ge.globo
Comments