top of page
Foto do escritorMDD Sports

Como papo entre Abel e jogadores no início do ano virou chave do Palmeiras para o Brasileirão


Treinador reuniu elenco para discutir como disputar e conquistar campeonato por pontos corridos; hoje, vê sua equipe líder e a quatro jogos do título nacional


O Palmeiras está a apenas quatro vitórias de conquistar o título brasileiro pela 11ª vez. Campeão de praticamente tudo que disputou nos últimos anos, o Brasileirão é a "cereja do bolo" que faltava para o técnico Abel Ferreira e o atual elenco que conquistou duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Paulistão e uma Recopa Sul-Americana.

Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Mas o que transformou um time especialista nas copas em protagonista de um campeonato por pontos corridos? Um bate-papo entre jogadores e comissão técnica, no início desta temporada, pode ter mudado o foco e a maneira de o Palmeiras encarar uma competição com formato diferente daquelas em que vinha sendo campeão.


O Palmeiras lidera o Brasileirão com números expressivos após 30 rodadas. Foram 19 vitórias, nove empates e apenas duas derrotas, com 66 pontos conquistados e 12 de vantagem para o segundo colocado. O Verdão ostenta também a melhor defesa e o ataque mais positivo.


Em entrevista coletiva após a goleada sobre o Coritiba, no Allianz Parque, pela 30ª rodada, o auxiliar João Martins revelou uma conversa de Abel Ferreira com os jogadores. No bate-papo, o treinador e sua comissão pediram a opinião dos mais experientes do elenco sobre os ajustes necessários a serem feitos na busca pelo título brasileiro.


– Na temporada passada o Atlético-MG mereceu vencer e foi por algo, foi consistente, trabalhador e olhamos para eles e dissemos que queremos, precisamos trabalhar mais. O Abel teve uma conversa com eles no começo da temporada, olhamos para os mais experientes e perguntamos o que era preciso para melhorarmos. Nessa reunião tiramos coisas positivas e focamos muito nisso, não só nisso porque muitas vezes esse campeonato é exigente e imprevisível – revelou João Martins.


Os pontos tratados por jogadores e comissão na reunião são exatamente os trunfos do Palmeiras na campanha praticamente perfeita no Brasileirão. Sem derrotas como visitante, o Verdão só perdeu duas vezes na competição, ambas em casa, e viu a construção da solidez na campanha começar a partir da defesa.


– Há momentos que abalam nossa confiança, um jogador disse que precisávamos ser fortes em casa e ganhar o máximo de pontos fora, além de sermos a melhor defesa. Focamos muito nisso, nossa equipe raramente ficava um gol sem marcar, mas precisávamos melhorar a questão de tomar gols. Somos chatos, muitas vezes os jogadores não gostam, mas eles percebem e foi isso que nos deu a consistência. Foi isso que nos fez chegar aqui, ainda não acabou e não vamos baixar os braços em nada, seguiremos consistentes – completou o auxiliar.


Confirmando o título brasileiro, o Palmeiras pode encerrar a temporada com três conquistas, já que venceu Paulistão e Recopa Sul-Americana no primeiro semestre. As eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores aumentaram ainda mais o foco do time no campeonato por pontos corridos, conquistado pela última vez em 2018.


O Palmeiras entra em campo novamente na próxima segunda-feira, às 18h30, fora de casa, quando encara o Atlético-GO, em duelo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page