Clássico das Multidões entre Santa Cruz e Sport é o mais destoante da década? Veja análise
- MDD Sports
- 1 de fev.
- 2 min de leitura
Clássico das Multidões entre Santa Cruz e Sport é o mais destoante da década? Veja análise
Cabral Neto responde questão, com o Tricolor ainda sem SAF, na Série D, e o Leão na Série A com investimentos na casa de R$ 40 milhões; ge e TV Globo transmitem clássico neste sábado
Santa Cruz e Sport enfrentam-se neste sábado, às 16h30, no Arruda, pelo Campeonato Pernambucano, em um dos cenários mais desiguais da história recente do confronto em termos financeiros.
Enquanto o Leão disputa a Série A do Brasileirão e chega à marca de R$ 40 milhões em reforços, o Tricolor do Arruda está na Série D e conta com um orçamento muito mais modesto.
Diante desse contexto, o comentarista Cabral Neto avalia que, sim, este pode ser o Clássico das Multidões com maior disparidade da década, financeiramente falando.
"Em termos de investimento, o abismo é imenso. O elenco do Sport é, financeiramente falando, muitas vezes mais valorizado que o do Santa Cruz, o que o torna mais qualificado e amplo", pontua Cabral Neto.
Apesar dessa diferença, o comentarista destaca que esse distanciamento ainda não se reflete completamente dentro de campo, neste início de temporada.
O Santa Cruz, sob o comando de Itamar Schülle, tem mostrado competitividade, reduzindo parte dessa desigualdade por meio da organização tática e da intensidade em campo.
- É claro que o Sport já é mais forte que o Santa, nesse momento, mas ainda não na proporção do investimento feito.
Isso acontece pela competitividade que Itamar já deu ao Santa e por ainda ser início de temporada, com Pepa preocupado em não desgastar seus titulares, mexendo na escalação e buscando ritmo de jogo - explica Cabral Neto.
Essa disparidade traz consequências. Para este primeiro duelo entre as equipes em 2025, a responsabilidade maior está do lado rubro-negro.
"O Sport já tem obrigação de jogar melhor que o Santa, mas o Santa não tem obrigação de perder para o Sport. O time tricolor pode vencer, mesmo sendo inferior tecnicamente", afirma o comentarista.
Isso porque o futebol não é definido apenas pela diferença individual entre os jogadores. Outros fatores, como estratégia, concentração, semana de treinamentos, ajustes táticos e duelos individuais, também podem equilibrar o jogo.
- O futebol não é definido por uma única razão e, por mais que a qualidade individual faça a diferença, há outros fatores que ajudam a construir a história de uma partida - conclui Cabral Neto.

Foto: Marlon Costa
Comments