Do mundial de 1966 até agora, só brasileiros e franceses conseguiram tal feito. Time de Tite está há mais de 500 minutos sem ser vazado em jogos oficiais; veja os números
Na entrevista coletiva antes da estreia do Brasil na Copa do Mundo, o técnico da Sérvia questionou, em tom irônico, "quem iria marcar?" na Seleção. A resposta veio com fatos: o time de Tite não permitiu nenhum chute chegar ao gol de Alisson até agora.
No primeiro jogo, a Sérvia teve quatro finalizações, sendo nenhuma no alvo. Na segunda partida, a Suíça registrou os mesmos números, também sem sucesso.
Solidez do Brasil na Copa 2022
Jogos - 2
Gols sofridos - 0
Finalizações contra - 8
Finalizações contra de dentro da área - 3
Finalizações contra o gol - 0
Chutes que bloqueou - 4
Foto: EFE
— A gente trabalha para sofrer o mínimo de finalizações possíveis. Mas me perguntar se eu imaginava que o Alisson não ia fazer uma defesa nos dois primeiros jogos, não imaginava. Porém, a gente trabalha para sofrer menos. O fato de não sofrer atrás, 1 a 0 dá a chance de vencer um jogo truncado como o de hoje — afirmou o capitão Thiago Silva.
De acordo com a Opta, empresa especializada em estatísticas do esporte, o Brasil é a segunda equipe desde a Copa de 1966 a não levar um chute sequer em seu gol nos dois jogos iniciais. A outra foi a França, campeã em 1998.
O bom desempenho defensivo contribuiu para a classificação às oitavas com uma rodada de antecipação. A Seleção é uma das três equipes ainda não vazadas no torneio, ao lado de Polônia e Marrocos.
Jogadores da última linha destacam a participação dos outros atletas no momento da marcação.
— Quando terminamos o jogo sem gols, nos cumprimentamos e a primeira coisa que dizemos é: "boa, mais um jogo zero". Sabemos da qualidade que temos na frente. Se o sistema defensivo for sólido, sem tomar gol, a gente vai criar chances e fazer um golzinho. Confio nos meus atacantes (risos) — disse o zagueiro Marquinhos.
— Ficamos orgulhosos pelos jogadores da parte ofensiva nos ajudarem. Como temos muitos jogadores no ataque, sem eles seria impossível fazer esse bom papel defensivo. Temos que dar todo crédito a eles também, que estão nos ajudando muito — comentou o lateral Alex Sandro.
E além de ajudarem defensivamente, eles criam chances na frente. O Brasil tem a seleção que mais acertou o gol adversário até agora: 15 vezes, somando os jogos contra Sérvia e Suíça. Conseguiu três gols.
Marquinhos revela comemoração entre defensores: "Primeira coisa que falamos é isso... mais um jogo sem tomar gol"
Defesa sólida no ciclo
Os bons números da seleção brasileira nesse aspecto não são de hoje. Foram apenas três gols sofridos nos 10 jogos em 2022. Em todo o ciclo desta Copa, a defesa levou 19 gols em 52 partidas.
Nas eliminatórias sul-americanas, por exemplo, foram cinco gols sofridos em 17 jogos. A última vez que o Brasil levou dois gols numa mesma ocasião foi na vitória por 4 a 2 sobre o Peru, em outubro de 2020.
— É uma marca da nossa equipe. Nossos números falam por si só. Nas Eliminatórias foi uma constante, sofrendo poucos gols e dando poucas chances. Mas isso não é só trabalho da linha defensiva, a marcação começa com os atacantes, com o trabalho que estamos fazendo. É um trabalho de equipe — comentou o goleiro Alisson.
São mais de 511 minutos em jogos oficiais sem tomar gol. O último foi no empate por 1 a 1 com o Equador, em janeiro.
Fonte;ge.globo
Komentar