top of page

Após foco em treinos físicos, Botafogo usa semana final de pré-temporada para montar time

Foto do escritor: MDD SportsMDD Sports

Enquanto clube passa por revolução nos bastidores, futebol mantém o dia a dia de trabalho de olho no início de 2022. Preparador Edy Carlos fala sobre a preparação antes da estreia no Estadual


Foto: Vitor Silva/Botafogo

Os holofotes foram roubados pelo noticiário fora de campo, mas o trabalho não parou para o time do Botafogo. Enquanto o clube passa por revolução nos bastidores, com a venda do futebol para John Textor, elenco e comissão técnica tocam a pré-temporada a todo vapor. Nesta segunda-feira, começa a última semana livre para treinos antes do pontapé inicial em 2022.


A preparação alvinegra tem como base o Estádio Nilton Santos, com campo de apoio no Espaço Lonier, CT em construção na Zona Oeste da cidade do Rio. Essa foi a rotina das últimas duas semanas, com muitos dias de trabalho em tempo integral e prioridade para o recondicionamento físico.


Agora, a pré-temporada chega à reta final. São oito dias até a estreia no Campeonato Carioca, em 25 de janeiro, às 21h (de Brasília), fora de casa, contra o Boavista. O foco sai dos trabalhos físicos para montagem e organização do time. Missão que é facilitada pela base mantida do elenco de 2021. Para explicar o processo, o ge convidou o preparador físico do Bota, Edy Carlos Soares.


Confira o bate-bola

Como vocês planejaram a pré-temporada?


A gente faz um trabalho integrado com todos os departamentos. Nos primeiros dias, fizemos todas as avaliações de protocolo. No segundo momento, é uma base mais de trabalho físico, mas sempre com trabalhos com bola também, para o Enderson desenvolver. Na primeira semana, o foco foi bastante no físico. Na segunda semana, tivemos mais trabalhos técnicos e táticos. Mas, com foco na questão física, de força, de resistência.


Como será essa semana final de preparação?


Nessa terceira semana, a prioridade vai ser na parte técnica e tática. A gente planeja dar uma carga forte nos primeiros dias, fazer uma recuperação no meio e partir para os ajustes para o jogo. Mas, sem esquecer que ainda estamos em processo de preparação, de reestruturação do clube e dos atletas. Vamos entrar em uma sequência de jogos grande, praticamente com dois jogos na semana. A partir dali, é o comando do Enderson e o processo de recuperação dos atletas.


Os atletas respondem bem? Estarão prontos para o dia 25?


Os jogadores estão respondendo muito bem. Estamos fazendo um controle criterioso com a fisiologia. Estão cumprindo todas as metas. Alguns atletas vão chegando no decorrer no trabalho, o que requer adaptação. Tem a questão da Covid-19, também, que faz perder um tempinho de treino. No geral, está sendo muito positivo, até porque perdemos poucos atletas para a Covid-19.


É um início de temporada, não dá para preparar os jogadores nas condições ideais ainda. Eles chegarão em uma boa condição de jogo, mas em adaptação. Nesse tempo de pré-temporada, a gente usa para suportar bem o restante do ano. O objetivo é estar bem não só no dia 25, mas manter por toda a temporada, que é bem longa e desgastante.


E os reforços, conseguiram acompanhar?


Temos uma atenção especial para alcançarem o restante do grupo. O fato de iniciar a temporada com a base que jogava com a gente é importante, porque se conhecem, conhecem o sistema de jogo, a forma do trabalho. Mesmo assim, o grupo muda e necessita de uma adaptação. No dia 25, contaremos com quem estiver em melhores condições, não importa se chegou depois ou se já estava no grupo.





Comments


logo mdd sports novo.png


Rua Três Bandeirantes, 8 - sala 7,  Centro São Sebastião - SP

MDDSports - 2016 - 2022 - Desenvolvido por Victor Lanzilote

bottom of page