top of page
Foto do escritorMDD Sports

Aos 37 anos, João Gomes vai à semi e mantém vivo sonho de 3ª medalha em Mundiais


Experiente nadador faz 5º melhor tempo nas eliminatórias dos 50m peito no Mundial de Fukuoka, no Japão. Cachorrão também avança nos 800m livre


Na noite desta segunda-feira, manhã de terça no Japão, dois brasileiros avançaram nas eliminatórias do Mundial de Esportes Aquáticos em Fukuoka. Destaque para João Gomes Júnior que, aos 37 anos, nadou para o Top5 do mundo nos 50m nado peito e ainda sonha com a conquista da terceira medalha em Mundiais. Ele garantiu vaga nas semifinais da prova, que acontecem na manhã desta terça-feira, 8h38min (horário de Brasília), com transmissão do sportv2. Guilherme Costa, o Cachorrão, fez o oitavo melhor tempo nos 800m livre no geral e está nas final da prova, que está marcada para quarta-feira.

Foto: Satiro Sodré/

- Fiz uns 80%, controlei um pouco a prova, guardei tudo para as próximas. Eu sabia que se ficasse lado a lado conseguiria classificar - contou o experiente João.


João Gomes largou na raia de número cinco e ficou com o segundo melhor tempo da última bateria das eliminatórias dos 50m peito. Com 26s81, ele se classificou para as semifinais com a quinta marca do geral. Com 26s34, o chinês Haiyang Qin foi o melhor entre os qualificados.


- Apesar da prova ser muito rápida, dá para pensar bastante coisa. No finalzinho voltou um pouco o monstro de eu ter sido desclassificado na chegada ano passado, quando eu deixei um pouco a perna cair. Mas dessa vez eu foquei no final e deu tudo certo - relembrou o brasileiro.


Especialista no nado peito, João Gomes tem duas medalhas em Mundiais na prova dos 50m, uma prata e um bronze. Já nos 100m peito, ele foi finalista olímpico em 2016 e campeão Pan-Americano em Lima 2019.


Quarto colocado na prova dos 400m livre, Guilherme Costa terá a chance de brigar por mais uma medalha no Japão. Nas eliminatórias dos 800m livre, Cachorrão se classificou com o oitavo melhor tempo, 7m45seg80. O australiano Samuel Short fez a melhor marca, com 7m40seg90.


- Sai satisfeito da prova, esse ano eu foquei mais nos 400m, deixei um pouco os 800m de lado. Uma prova que já me deu final olímpica. É sempre bom estar assim numa prova de alto nível - vibrou Cachorrão.


Leo Deus avança após ficar na reserva

Completando a participação masculina, Leonardo de Deus nadou nos 200m borboleta e ficou como primeiro reserva. O brasileiro terminou na 17ª posição geral da prova, com tempo de 1m56seg79, apenas 28 centésimos do último classificado, Matthew Temple. O australiano, no entanto, saiu da próxima fase e o brasileiro pegou o seu lugar. O japonês Tomoru Honda fez a melhor marca: 1m54seg21.


- Ficar como primeiro reserva dá esse gostinho amargo. Eu estava muito bem no aquecimento, na prova senti que eu estava bem colocado. E aí nos últimos metros o japonês conseguiu acelerar e eu fiquei na inércia - explicou Léo de Deus.


Pelo feminino nas eliminatórias dos 200m livre, também nadaram Maria Fernanda Costa e Stephanie Balduccini. Maria Fernanda ficou a quatro posições das semifinais, com o 20º melhor tempo, 1m58seg67 - 02seg99 atrás da primeira colocada, a australiana Mollie O'Callaghan. Stephanie ficou na 26ª posição, com 1m59seg55.


Fonte;ge.globo




2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page