Experiente nadador faz 5º melhor tempo nas eliminatórias dos 50m peito no Mundial de Fukuoka, no Japão. Cachorrão também avança nos 800m livre
Na noite desta segunda-feira, manhã de terça no Japão, dois brasileiros avançaram nas eliminatórias do Mundial de Esportes Aquáticos em Fukuoka. Destaque para João Gomes Júnior que, aos 37 anos, nadou para o Top5 do mundo nos 50m nado peito e ainda sonha com a conquista da terceira medalha em Mundiais. Ele garantiu vaga nas semifinais da prova, que acontecem na manhã desta terça-feira, 8h38min (horário de Brasília), com transmissão do sportv2. Guilherme Costa, o Cachorrão, fez o oitavo melhor tempo nos 800m livre no geral e está nas final da prova, que está marcada para quarta-feira.
Foto: Satiro Sodré/
- Fiz uns 80%, controlei um pouco a prova, guardei tudo para as próximas. Eu sabia que se ficasse lado a lado conseguiria classificar - contou o experiente João.
João Gomes largou na raia de número cinco e ficou com o segundo melhor tempo da última bateria das eliminatórias dos 50m peito. Com 26s81, ele se classificou para as semifinais com a quinta marca do geral. Com 26s34, o chinês Haiyang Qin foi o melhor entre os qualificados.
- Apesar da prova ser muito rápida, dá para pensar bastante coisa. No finalzinho voltou um pouco o monstro de eu ter sido desclassificado na chegada ano passado, quando eu deixei um pouco a perna cair. Mas dessa vez eu foquei no final e deu tudo certo - relembrou o brasileiro.
Especialista no nado peito, João Gomes tem duas medalhas em Mundiais na prova dos 50m, uma prata e um bronze. Já nos 100m peito, ele foi finalista olímpico em 2016 e campeão Pan-Americano em Lima 2019.
Quarto colocado na prova dos 400m livre, Guilherme Costa terá a chance de brigar por mais uma medalha no Japão. Nas eliminatórias dos 800m livre, Cachorrão se classificou com o oitavo melhor tempo, 7m45seg80. O australiano Samuel Short fez a melhor marca, com 7m40seg90.
- Sai satisfeito da prova, esse ano eu foquei mais nos 400m, deixei um pouco os 800m de lado. Uma prova que já me deu final olímpica. É sempre bom estar assim numa prova de alto nível - vibrou Cachorrão.
Leo Deus avança após ficar na reserva
Completando a participação masculina, Leonardo de Deus nadou nos 200m borboleta e ficou como primeiro reserva. O brasileiro terminou na 17ª posição geral da prova, com tempo de 1m56seg79, apenas 28 centésimos do último classificado, Matthew Temple. O australiano, no entanto, saiu da próxima fase e o brasileiro pegou o seu lugar. O japonês Tomoru Honda fez a melhor marca: 1m54seg21.
- Ficar como primeiro reserva dá esse gostinho amargo. Eu estava muito bem no aquecimento, na prova senti que eu estava bem colocado. E aí nos últimos metros o japonês conseguiu acelerar e eu fiquei na inércia - explicou Léo de Deus.
Pelo feminino nas eliminatórias dos 200m livre, também nadaram Maria Fernanda Costa e Stephanie Balduccini. Maria Fernanda ficou a quatro posições das semifinais, com o 20º melhor tempo, 1m58seg67 - 02seg99 atrás da primeira colocada, a australiana Mollie O'Callaghan. Stephanie ficou na 26ª posição, com 1m59seg55.
Fonte;ge.globo
Comments