top of page
Foto do escritorMDD Sports

Análise: Santos se supera no Mineirão, mas resultados ligam o alerta


Time chega a seis jogos sem vencer e está perto da zona do rebaixamento no Brasileirão


O sinal amarelo está aceso para o Santos no Campeonato Brasileiro. O time embala uma sequência negativa, segue perto da zona do rebaixamento e está com desfalques importantes para encarar o Juventude, fora de casa, na próxima rodada.


O time comandado por Fabián Bustos, que chegou a liderar o Brasileirão nas primeiras rodadas, já amarga seis partidas sem vencer. São quatro empates e duas derrotas no período. O time soma 14 pontos, somente dois acima do Z-4, enquanto o líder Corinthians já abre sete pontos de vantagem.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Apesar da situação ser incômoda, o problema do Peixe não tem sido tanto o desempenho em campo. A equipe se porta bem nas partidas, é defensivamente segura e ainda precisa aprimorar a criação e a finalização. O resultado, porém, simplesmente não vem.


Contra o Atlético-MG, foi mais um exemplo de como a bola teima em não ajudar o Peixe. Mesmo com um jogador a menos (Lucas Pires foi expulso), a equipe demonstrou força para buscar o empate e teve chances claras para virar a partida. As finalizações acabaram indo para fora, parando em Éverson ou até na trave, como no chute de Bruno Oliveira, no último lance da partida.


Enquanto as vitórias não aparecem, os adversários se aproximam do Santos. A equipe pode terminar a rodada na 12ª colocação se o Botafogo ganhar do Avaí e se tiver vencedor no duelo entre Goiás e Ceará.


Em meio ao momento de instabilidade no Brasileirão, Fabián Bustos precisa conviver com perdas de jogadores que são titulares e fazem a diferença no esquema tático, o que dificulta ainda mais uma reação.


Primeiro, Ângelo precisou passar por um trabalho de reequilíbrio muscular e ficou ausente por 11 partidas, retornando somente contra o Atlético-MG. Depois, Jhojan Julio sentiu um desconforto muscular e já desfalcou a equipe por duas partidas.


Além disso, o atacante Marcos Leonardo, artilheiro do time no ano e no Campeonato Brasileiro, foi convocado para defender a Seleção sub-20 quando vivia seu melhor momento na temporada. Bustos ainda sonha em poder contar com o camisa 9 para o duelo contra o Juventude. Se não, ele retorna somente contra o Bragantino, no próximo sábado, na Vila Belmiro.


Outra referência do Santos, o atacante Léo Baptistão se lesionou na coxa esquerda no duelo contra o Internacional, e segue ausente da equipe. Enquanto não podia contar com Ângelo, o camisa 92 foi a principal alternativa para o time de Bustos criar jogadas ofensivas.


Agora, somam-se a essa lista os dois laterais titulares, ambos por causa de problemas na partida contra o Atlético-MG. Madson sentiu dores na coxa e foi substituído ainda no primeiro tempo, já Lucas Pires foi expulso após cometer falta em Savinho e impedir chance clara de gol do Galo.


Fabián Bustos já bateu por diversas vezes na tecla que busca deixar o elenco todo do Santos em um bom nível para que a equipe não sinta diferença quando precisar realizar trocas. Num momento como este, a ideia do treinador argentino está sendo colocada à prova.


Em alguns casos, tem dado certo. Jogadores como Camacho, Sandry, Lucas Barbosa e Rwan Seco, por exemplo, correspondem quando entram. Outros, porém, ainda decepcionam. Como é o caso de Bryan Angulo.


O equatoriano ganhou duas oportunidades para substituir Marcos Leonardo, mas não aproveitou. Na partida do último sábado, ficou evidente a melhora ofensiva quando Bustos sacou o jogador e posicionou Rwan como homem de referência.


Apesar dos problemas, as expectativas são promissoras para o Santos. Com o futuro retorno de Marcos Leonardo e o retorno de Ângelo, o time volta a ganhar um ataque mais agressivo. Se puder voltar a contar com Léo Baptistão em um futuro próximo, o Peixe tem tudo para reencontrar o caminho das vitórias.



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page